Pesquisar
Close this search box.

Galeria de fotos da 1ª Capacitação para Esporte Paralímpico

Mais de 130 pessoas da região e de outros estados participaram das atividades, curso foi um sucesso

A Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte e Recreação, realizou o 1º Curso de Capacitação para Esporte Paralímpico entre os dias 17 e 19, que foi ministrado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e reuniu mais de 130 pessoas.

As atividades foram realizadas no Anfiteatro do Instituto Federal de Tupã, Ginásio de Esportes Elias Kenaifes, Universidade Brasil, Judô ACERT – Tupã, EE Joaquim Abarca, Faculdades FACCAT e Pista de Atletismo da CECAP.

A participação neste curso foi certificada pela Universidade Federal de Uberlândia, por meio do Sistema de Informação de Extensão da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (SIEX/PROEXC), tendo o prazo estimado de 30 dias para confecção e liberação do certificado.

De acordo com o secretário municipal de Educação, professor Valdir Berti, as atividades da capacitação foram divididas em quatro eixos, oferecendo conhecimento e novos conceitos gratuitamente para mais de 130 participantes.

“Ao todo tivemos mais de 130 pessoas participando, várias delas de cidades da região e outras de fora do estado. As atividades foram ministradas por professores que disputaram recentemente os Jogos ‘Parapan-Americanos’ de Lima, no Peru; e foram divididas em quatro eixos, com o objetivo de oferecer um aprendizado mais específico, teórico e prático para cada modalidade, sendo os eixos: Judô, Goalball, Atletismo, e Vôlei Sentado”, destacou.

David Farias, diretor técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro, salientou a alegria de trazer este curso para a cidade e destacou que esta é uma forma de aproximar os profissionais e alunos das pessoas com deficiência, promovendo inclusão e possibilitando que novos atletas sejam corretamente atendidos.

“É uma alegria muito grande poder trazer estes conhecimentos para Tupã, trazendo o esporte para mais perto das pessoas com deficiência. Sabemos que hoje há muitas pessoas que estão à margem da sociedade e o esporte oferece um suporte adicional e uma esperança. Parabenizo a cidade e a região por capacitar os profissionais e oferecer mais inclusão no esporte”, parabenizou.

A judoca tupãense Alana Maldonado, que é campeã dos Jogos Paralímpicos Brasileiros, destacou a felicidade em prestigiar e participar este curso. Ela também afirmou que esta é uma oportunidade de encontrar novos atletas.

“Fico muito feliz de participar desta capacitação voltada para esportes paralímpicos, o que mostra que futuramente podemos ter mais pessoas inseridas no esporte. Tupã está saindo na frente de muitas cidades, pois está fomentando a inclusão no esporte e capacitando profissionais, possibilitando o surgimento de novos campeões paralímpicos”, destacou.

A responsável pela Diretoria Regional de Ensino de Tupã, Lucimeire Adorno, destacou que por meio da união foi possível proporcionar conhecimento para melhor atender alunos e novos atletas paralímpicos.

“É muito gratificante notar que por meio da parceria foi possível proporcionar este curso, que além de capacitar os professores, busca possibilitar um melhor atendimento aos alunos e atletas. Ao todo tivemos a presença de professores de 12 municípios da região, além de cidades de outros estados, demonstrando a importância e a busca por estes conhecimentos”, salientou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior, Eduardo “Shigueru” Edamitsu, enfatizou seus esforços em trazer investimentos e cursos voltados aos esportes paralímpicos, especialmente quando era vereador. Ele ainda salientou os impactos deste curso na economia e turismo do município.

“Uma das prioridades do meu mandato é a busca por inclusão e investimentos em capacitações como esta. Em 2017 me reuni com o então deputado federal Walter Ihoshi, visitamos o Centro Paralímpico, onde conheci a estrutura, o que me motivou ainda mais a lutar para fomentar estas modalidades em Tupã. Esta luta, juntamente com os esforços da Administração Municipal, por meio das secretarias de Educação e Esportes e Recreação, fez com que este sonho se concretizasse, beneficiando famílias e pessoas com deficiência que futuramente poderão competir e ter mais chances de realizar seus sonhos por meio do esporte paralímpico”, destacou.

 Representando o Legislativo, o vereador Israel Velloso – “Tutu”, parabenizou a realização, destacou o apoio da Câmara Municipal e salientou os esforços conjuntos para a realização deste curso.

“É um prazer para a Câmara Municipal apoiar e participar desta realização, que enriquece o conhecimento e prepara o profissional para dar o treinamento e atendimento adequando aos atletas paralímpicos do nosso município, difundindo e estimulando a categoria”, enfatizou.

O prefeito Caio Aoqui, parabenizou os esforços em conjunto, agradeceu a oportunidade, destacou a importância da inclusão e salientou que esta é uma forma de incluir mais pessoas no esporte, oportunizando a realização de sonhos.

“O esporte é um ambiente que exige muita disciplina e treinamento, une várias pessoas e oferece diversas oportunidades, e é por isso que o esporte paralímpico vem ganhando cada vez mais espaço. Agradeço o Comitê paralímpico Brasileiro por nos proporcionar este curso, agradeço o apoio dos nossos parceiros, parabenizo os professores, alunos, atletas e demais profissionais que participaram e contribuem para tornar o esporte mais inclusivo”, parabenizou.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.