Pesquisar
Close this search box.

3º Festival de Comida Artesanal reúne cerca de 2 mil pessoas

Prefeito sanciona lei que inclui Festival de Comida ao calendário de eventos da cidade

A Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, apoiou a realização do 3º Festival de Comida Artesanal, que reuniu cerca de 2 mil pessoas na Praça da Bandeira no último domingo (6). Durante o evento, o prefeito sancionou a Lei Nº 4.928 de 2 de outubro de 2019, que inclui o Festival de Comida Artesanal ao calendário de eventos da cidade, indicação dos vereadores Alexandre Scombatti e Charles dos Passos.

A terceira edição do Festival de Comida Artesanal, que é uma realização de Fuzinelli Produções, contou com o apoio da prefeitura, Câmara Municipal e empresas da cidade. Cerca de 30 expositores de diversas localidades marcaram presença no evento, fomentando esta modalidade gastronômica.

Daniel Ribeiro, que é expositor de queijos e participante pela primeira vez do festival, salientou a oportunidade oferecida e a adesão da população à modalidade.

“O pessoal está curioso com os nossos produtos, a gente fabrica queijo de cabra na cidade de São Gotardo, Minas Gerais. A gente faz uma mistura das receitas francesas com receitas mineiras, proporcionando uma grande variedade de produtos de alta qualidade. O festival permite que o produtor encontre diretamente o consumidor, possibilitando a degustação e o conhecimento de produtos que ele nunca compraria no mercado, porque ele não conhece, além de conhecer e conversar diretamente com o produtor, possibilitando a compra por um preço bom de produtos diferenciados”, destacou.

De acordo com a organizadora do evento, Andreia Fuzinelli, o evento reúne produtores e consumidores de comidas artesanais. Ela destacou também o foco da edição era cultura, educação e alimentação.

“O festival busca unir produtores e consumidores de comida artesanal, contando com apresentações de artistas da cidade e da região. Garantimos qualidade nos produtos oferecidos, pois fazemos uma seleção rigorosa com esses produtos. Estamos muito felizes por integrar o calendário de eventos da cidade, isso mostra que o evento caiu no gosto da população e tende a ser cada vez melhor”, salientou.

O vereador Alexandre Scombatti destacou que o projeto de lei foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal e que o evento está ganhando novos adeptos e apresentando novos produtos aos munícipes.

“O calendário de eventos da nossa cidade vem crescendo e ganhando mais adeptos a cada edição, beneficiando o pequeno produtor que deseja expor e comercializar. Eu tive o prazer de assinar este projeto de lei junto com o vereador Charles dos Passos, e sancionado durante o evento. Com certeza esta ação vai incentivar e dar mais oportunidades para o crescimento da cultura e desenvolvimento econômico de nossa cidade”, destacou.

O vereador Charles dos Passos, um dos autores do projeto de lei que deu origem à lei sancionada no evento, destacou a importância de trazer diversas atrações, fomentando a modalidade gastronômica, promovendo entretenimento e conhecimento para a população.

“Este evento é de grande importância por trazer atrações de qualidade para o turismo e cultura na cidade. Pudemos prestigiar vários expositores de vários locais, inclusive de Minas Gerais; promovendo uma troca de experiências e receitas com os consumidores locais. Nós propusemos a inclusão deste evento no calendário de aniversário da cidade, pois é uma realização que fomenta a cultura, turismo e o desenvolvimento econômico. Esta é uma forma de dar espaços aos pequenos produtores exporem e apresentarem seus alimentos à população”, salientou.  

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Duda Gimenez, destacou que assim como as edições anteriores, este festival também foi um sucesso. Ele agradeceu o apoio da prefeitura e da Câmara Municipal nesta realização.

“Gostaria de parabenizar a organização do evento, em especial para a Andreia Fuzinelli, que me procurou para pedir apoio na Secretaria de Cultura e de imediato o nosso prefeito topou dar o apoio ao evento. Notamos um grande de público na praça vindo prestigiar e adquirir os produtos. Gostaria também de deixar um agradecimento especial à Câmara Municipal, pelo apoio que tivermos através dos vereadores Alexandre Scombatti e Charles dos Passos, dois incentivadores e apoiadores da cultura e dos eventos da cidade”, agradeceu.

Já o prefeito salientou que sanção desta lei é muito importante, pois oferece espaço para que pequenos produtores e artesãos possam expor e comercializar seus produtos, fomentando o artesanato e a gastronomia.

 “É uma realização que vai movimentar ainda mais a nossa cidade, tanto no mês de abril quanto no mês de outubro, ou seja, no aniversário da nossa cidade. Gostaria de parabenizar a Andreia Fuzinelli, que teve a iniciativa de realizar este evento e buscou nosso apoio. Gostaria de agradecer também o apoio da Câmara Municipal, especialmente aos vereadores Alexandre Scombatti e Charles dos Passos, pois propuseram o projeto de lei que deu origem a lei sancionada hoje”, agradeceu.

Lei Nº 4.928

Datada de 2 de outubro de 2019 e sancionada pelo prefeito Caio Aoqui quatro dias depois, a Lei Nº 4.928 teve origem no Projeto de Lei Nº 32/2019, de autoria dos vereadores Charles dos Passos e Alexandre Scombatti, e tem o objetivo de instituir e incluir o “Festival Comida Artesanal de Tupã” no Calendário Oficial de Festas e Comemorações do município.

A lei institui e inclui o “Festival Comida Artesanal – Gastronomia e Sustentabilidade” no Calendário Oficial de Eventos do município, sendo este evento realizado semestralmente nos meses de abril e outubro. De acordo com a justificativa do projeto de lei, o festival favorece o desenvolvimento local à medida que proporciona ao pequeno produtor um ambiente propício para a comercialização e divulgação daquilo que produz de forma artesanal, em pequena escala; e coloca em contato quem produz e quem consome, sendo uma troca interessante que beneficia ambos os lados.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.