Tucano aparentemente ferido é resgatado para cuidados

Na data de ontem, sexta-feira (28) um Tucano estava em uma propriedade rural na Vicinal Tupã Quatá e aparentava estar ferido.

O Corpo de Bombeiros de Tupã foi acionado e compareceu ao local para os procedimentos padrões.

A ave foi devidamente engaiolada e encaminhada para a Polícia Militar Ambiental de Tupã para os devidos cuidados e posteriormente ser devolvida para o seu habitat natural.

Sobre o Tucano:

Tucanuçu (Ramphastos toco): é o maior dos tucanos, chega facilmente a 56 centímetros de comprimento e 540 gramas. Pode ser encontrado na Amazônia, Paraguai, Bolívia e Argentina. No Brasil, habita principalmente o cerrado e a Mata Atlântica. Possui um enorme bico alaranjado (cerca de 20 centímetros) com uma mancha preta na ponta. Sua plumagem é negra, com o papo e o uropígio brancos, a área ao redor dos olhos laranja e as pálpebras são azuis.

Seu colorido, o formato e tamanho do bico chamam a atenção com facilidade, tornando-os inconfundíveis.

Vive aos pares ou em bandos de duas dezenas de aves que voam em fila indiana. Voa com o bico reto, em linha com o pescoço, alternando curtas batidas com um planar mais demorado.

Ao dormir vira a cabeça e descansa o bico nas costas. Comunica-se com chamados graves, parecendo um pouco o mugido do gado (vindo daí o nome goiano de tucano-boi).

É a única espécie da família dos Tucanos que não vive exclusivamente na floresta, sobrevoa frequentemente os campos abertos, rios largos e gosta de pousar sobre árvores altaneiras.

Alimenta-se basicamente de frutas, insetos e artrópodes, mas também costuma saquear ninhos de outras aves e devorar ovos e filhotes.

Constrói o ninho em árvores ocas, buracos em barrancos ou em cupinzeiros.

Costuma botar de dois a quatro ovos, que são incubados por período de 16 a 18 dias. O macho costuma alimentar a fêmea na época da reprodução.

imagem ilustrativa
imagem ilustrativa
imagem ilustrativa
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial. Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.