Pesquisar
Close this search box.

Papo de Personal by Amaury Baião

Olá galera! Eu sou o Amaury, seja bem vindo a minha coluna, Papo de Personal, toda segunda-feira, no começo da sua semana eu vou estar aqui, para incentivar você!

Hoje em nossa estreia vou falar sobre a profissão título da coluna, o trabalho de personal trainer, coach esportivo ou treinador personalizado, muitas nomenclaturas para mesma definição.

Sempre me identifiquei com esportes e comecei faculdade de educação física, nessa época era a febre do axé, e eu tive um grupo de dança, um dos professores viu o meu potencial e me convidou para trabalhar na ginástica, isso nos primeiros meses de faculdade.

Porém minha maior vontade era trabalhar com musculação e logo Deus me deu a oportunidade. Dois amigos de sala montaram uma academia e me convidaram para trabalhar como estagiário deles.

Sempre estudei muito, me aperfeiçoei com cursos específicos na área e no segundo ano de faculdade já atuava como personal trainer, com muitos alunos sob a minha supervisão.

Na academia já tem instrutor e qual é a diferença de treinar com um personal?

O papel deste profissional é trabalhar com o atendimento personalizado, oferecer para a pessoa um programa de exercícios  físicos de acordo com a sua necessidade, saúde física e para acompanhamento de tratamentos de saúde próprios de cada um.

Desta forma, o trabalho do personal é orientar o aluno e acompanhá-lo durante as aulas. Após uma avaliação física ele planejará um treino adaptado ao seu nível e aos objetivos.

A perfeita execução dos movimentos é essencial para que se obtenham os resultados desejados, cada músculo deve ser trabalhado da forma correta. O monitoramento do personal lhe ajudará a maximizar os efeitos benéficos da atividade física  para o seu corpo.

Um programa de atividades físicas personalizado tem a vantagem de oferecer horários e dias de aulas exclusivos para cada aluno, seja a domicílio, em um parque, na rua ou academia, seu personal vai se adaptar a sua rotina e horários.

Se você dispõe de apenas 1 hora no dia, o profissional pode adaptar o treino, mudando os exercícios de forma a fazer você queimar o mesmo número de calorias e proporcionar os mesmos benefícios físicos de um treino mais longo.

Trabalhamos com o estímulo psicológico, esse é um aspecto muito importante, principalmente para quem está começando a treinar e ainda não fez disso um hábito.

Confira cinco características importantes que um personal deve ter:

Conhecimento

 Técnica

 Saber motivar o seu aluno

 Fazer a aula ser prazerosa

 Fazer um bom trabalho de marketing.

Um abraço e boa semana!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Amaury Baião

Amaury Baião

Amaury é professor de educação física formado em licenciatura plena pelas Faculdades ESEFAP. É técnico em musculação pela FEPAM, técnico em treinamento funcional pelo Instituto Mauro Guiselini e desde 2007 é personal trainer. É também coach de corrida para iniciantes e atletas. Se você curte atividades físicas, treinamento, musculação e dicas de alimentação, quer ficar informado sobre as corridas da região e adora um desafio, acompanhe a coluna Papo de Personal onde compartilharemos tudo sobre o mundo fitness. Bora movimentar-se!

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.