
O Empréstimo Consignado é uma modalidade de empréstimo que tem suas parcelas descontadas automaticamente do salário ou do benefício do INSS, no caso de aposentados e pensionistas, antes mesmo de o dinheiro cair na conta.
Sendo assim, os juros cobrados pelos bancos costumam ser bem menores, pois é baixo o risco de inadimplência.
Acontece que os aposentados e pensionistas viraram o alvo preferido de golpistas que utilizam de seus dados para contratar empréstimos em seus nomes ou até mesmo instituições financeiras que liberam o crédito na conta dos aposentados e pensionistas sem mesmo ser contratado.
No caso dos golpistas eles liberam o valor na conta do aposentado ou pensionista e depois invadem a conta do mesmo e liberam os valores por pix ou transferências, porém após isso, os descontos mensais começam a cair em seu benefício.
Para evitar esse tipo de situação tenho orientado meus clientes para que façam o bloqueio da contratação de empréstimos consignados no INSS, assim, quando o beneficiário desejar realmente fazer um consignado, basta ele mesmo desbloquear e após efetuada a operação do consignado, retornar ao status de bloqueado novamente, evitando assim, possíveis golpes.

Para bloquear a contratação de empréstimos consignados no INSS, o beneficiário pode utilizar o serviço “Bloquear/Desbloquear Benefício para Empréstimo Consignado” no site ou aplicativo Meu INSS, ou entrar em contato com a Central 135. É importante lembrar que o benefício é bloqueado automaticamente por 90 dias após a concessão.

O bloqueio impede a contratação de novos empréstimos consignados, assim, quando o beneficiário necessitar utilizar o consignado deve desbloquear permitindo a contratação de novos empréstimos, mas o processo pode exigir reconhecimento facial e documentos, dificultando assim para os golpistas e dando maior proteção ao beneficiário do INSS.
Se você suspeitar de empréstimos consignados ilegais, pode denunciar ao INSS, Senacon (Portal do Consumidor), Procons e Defensorias Públicas.
A Central 135 também pode ser utilizada para solicitar o bloqueio ou desbloqueio do benefício.
