Pesquisar
Close this search box.

Entomologia e Endemias cria operação “Domos de Biolarvicida”, veja detalhes do combate a dengue em Tupã

Resultado da ação será avaliado durante a realização da ADL na próxima semana

Com o objetivo de combater a dengue e evitar que novos casos da doença sejam registrados no município, o Departamento de Entomologia e Endemias criou a operação “Domos de Biolarvicida”. A operação, que será realizada a partir desta quarta-feira (17), consiste na aplicação diurna do biolarvicida Vectobac, altamente seletivo, à base de Bacillus thuringiensis israelensis, para controle de larvas de mosquitos Aedes aegypti.

Na sua ação, os cristais interagem com a parede intestinal das larvas, rompendo-se rapidamente e cessando sua atividade, esperando a morte dos insetos em até 24 horas após a aplicação do produto.

Segundo o Departamento, a operação é de criação do município e será realizada pela primeira vez. Sua eficácia será analisada durante a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que acontecerá na próxima semana pelos agentes do Departamento.

Ainda de acordo com o setor responsável, para a ADL são sorteados 60 setores censitários, onde 1.200 imóveis serão visitados dentro de 3 dias. Para o teste na operação “Domos de Biolarvicida”, foram escolhidos 9 setores censitários desses já sorteados pelo sistema.

“Assim, durante a ADL teremos uma dimensão de eficiência da atividade que estaremos realizando nesta semana. Lembrando que o biolarvicida que será utilizado na operação não é prejudicial ao meio ambiente e nem aos animais”, disse Marco Antonio de Barros, responsável pelo Departamento.

O secretário municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, parabenizou a iniciativa do Departamento pela criação de uma nova ação que tem por objetivo a eliminação de focos da dengue.

“Nosso município já se tornou modelo no combate à dengue, e os números de casos, em comparação à região, é a prova disso. Agora, com o sucesso dessa operação teremos mais uma arma contra o mosquito da dengue, garantindo assim a saúde da nossa população”, disse.

Boletim Dengue

O Departamento de Entomologia e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde informa que, na semana que abrange de 08 a 14 de abril, foram confirmados 43 casos de dengue. Do início do ano até esta segunda-feira (15/04), foram notificados 1134 casos suspeitos, sendo 304 positivos.

Atente-se aos principais sintomas da dengue: febre alta acima de 38,5°C, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. Caso o indivíduo apresente febre e mais um destes sintomas, é recomendada a ida à unidade de saúde a qual o morador pertence.

A colaboração dos moradores é fundamental para um combate eficiente. Por isso, é importante que os munícipes permitam a entrada dos agentes e da nebulização, se informando e seguindo as instruções oferecidas pelos servidores.

O combate ao mosquito também ocorre por meio de uma limpeza semanal de 10 minutos, eliminando água parada, verificando a presença de água em ralos externos; além de, ao longo da semana, higienizar frequentemente os bebedouros dos animais e remover a água dos pratos de plantas. Com a união dos trabalhos dos agentes e dos moradores é possível evitar novos casos e reduzir o progresso da dengue em Tupã.

Óbito negativado

O Instituto Adolpho Lutz enviou resultado negativado de mais um óbito que era suspeito por dengue. A vítima era uma mulher de 72 anos, moradora na zona Oeste, com óbito em março. Portanto agora o município tem 5 óbitos suspeitos por dengue aguardando resultados.

O acesso ao boletim também pode ser feito no site da Prefeitura (www.tupa.sp.gov.br), clicando no menu “Saúde” e escolhendo a opção “Boletim Dengue”. Além destas informações, é possível visualizar gráficos e tabelas dos dados históricos da dengue em Tupã por meio da opção “Gráficos de Histórico da Dengue”, situada no final da página do boletim.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.