Pesquisar
Close this search box.

Centrinho ‘Batendo Asas’ em Quatá: Excelência na educação inclusiva

A equoterapia é uma forma de terapia assistida por cavalos que tem mostrado benefícios significativos para crianças com deficiências físicas, neurológicas e emocionais

Centro Municipal Especializado de Educação Inclusiva ‘Batendo Asas’, localizado em Quatá, representa um farol de esperança para as famílias em busca de suporte especializado para seus filhos. Inaugurado em julho de 2023 pelo prefeito Marcelo Pecchio e pelo vice-prefeito Márcio Bidóia, o Centro é um exemplo de infraestrutura e atendimento de qualidade, financiado inteiramente por recursos municipais. Ele serve aos alunos da rede regular de ensino, oferecendo um ambiente de aprendizado adaptado e inclusivo.

O processo de atendimento inicia com a identificação de crianças que necessitam de acompanhamento, abrangendo condições como Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Down, e deficiências sensoriais e intelectuais. A coordenadora pedagógica, Ivone Von Stein, enfatiza a importância do diagnóstico precoce, muitas vezes iniciado por observações de professores ou solicitações dos pais.

“É importante diagnosticar precocemente qualquer deficiência que a criança possa ter, às vezes, é o professor que percebe algo diferente e nos avisa, ou então a própria mãe busca ajuda para seu filho”, conta a coordenadora pedagógica.

Após o diagnóstico, os especialistas do ‘Batendo Asas’ elaboram um plano de tratamento personalizado, que pode incluir desde consultas psicológicas e psicopedagógicas até terapias específicas, como fisioterapia, zooterapia (assista), musicoterapia, jardinagem terapêutica, entre outros.

Dr.ª Mara Deise (Neurologista) e a Secretária da Educação Daisy Pires Nucci

Zooterapia traz amor e alegria

Com 57 crianças atualmente sob seus cuidados, o Centrinho valoriza a participação ativa das famílias no processo terapêutico. Keley Bernardes, professora da Educação Especializada, destaca a comunicação constante com os pais, assegurando sua inclusão no progresso dos filhos.

A Prefeitura de Quatá garante o transporte seguro das crianças para atividades dentro e fora do horário escolar, reforçando o compromisso com a acessibilidade e o bem-estar dos alunos.

Os resultados positivos são evidentes, como relata a Secretária de Educação e autora do projeto, Daisy Pires Nucci, que observou melhorias notáveis no desenvolvimento das crianças após o atendimento no ‘Batendo Asas’.

A parceria com o Rancho Sem Limites amplia ainda mais o leque de atendimentos disponíveis

“Já vimos casos de crianças que, após receberem o atendimento adequado, mostraram uma melhora significativa em seu desenvolvimento, é uma vitória emocionante quando vemos a evolução dos nosso aluninhos”, destacou a Secretária.

Daisy revelou também que as ideias para o Centrinho são inúmeras, e acredita que com o trabalho de sucesso que toda equipe vem realizando e o apoio incondicional da Prefeitura muitas coisas boas acontecerão em breve.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.