Pesquisar
Close this search box.

Caiu no golpe do Pix? E agora?

É notório que desde o seu lançamento, em 2020, o Pix facilitou a vida de muita gente, se popularizando rapidamente por ser um método de transferência eletrônica fácil e prático.

No entanto, não demorou muito para surgirem relatos de golpes envolvendo a ferramenta, deixando muitas pessoas preocupadas e com a necessidade de se protegerem.

Uma pesquisa recente demonstra que quatro em cada dez brasileiros já foram vítimas de alguma tentativa de fraudes com o Pix.

Normalmente o golpista se apresenta para a pessoa como sua mãe, pai, irmão ou filho e pede dinheiro para fazer um pagamento de uma conta, boleto e até transferência para outro indivíduo, sempre se apresentando com esse grau de parentesco e de amizade ou nos casos onde as vítimas são atraídas por grandes promoções de produtos de empresas falsas, que muitas vezes usam a imagem de empreendimentos já consolidados no mercado, mas que foram criadas para aplicar esses golpes. Além de ser uma oferta enganosa, a pessoa paga com o Pix achando que está fazendo um bom desconto, mas acaba caindo nesse golpe e a empresa simplesmente desaparece depois.

A boa notícia é que apesar de ser instantâneo, há um recurso que ajuda a reaver dinheiro de consumidores vítimas de fraudes e golpes em transações de Pix,  chamado MED (Mecanismo Especial de Devolução).

Apesar do sistema ter sido criado em 2021 com o objetivo de ampliar a proteção ao usuário, poucos brasileiros não o conhecem e nem sabem como ele funciona.

O Mecanismo Especial de Devolução é o conjunto de regras e de procedimentos operacionais que as instituições financeiras participantes devem seguir para efetivar uma devolução de dinheiro via Pix.

É importante você entender que não é uma plataforma disponível para o usuário final, basta o consumidor solicitar o uso do MED junto ao seu banco no caso do golpe.

Após constatado o golpe o consumidor deve registrar o pedido de devolução na sua instituição em até 80 dias da data em que o Pix foi disparado, quando for vítima de fraude, golpe, engenharia social ou crime.

Funciona assim, o cliente reclama na sua instituição (pagadora, de onde o Pix saiu), ligando na central de atendimento, o banco deve acolher o pedido imediatamente e tem 10 minutos para acionar o MED, logo depois, a mesma instituição deve criar uma “notificação de infração” — ferramenta dentro do MED, depois disso, a instituição solicita documentos para ter insumos para analisar o pedido do cliente em até 7 dias, se entender que a reclamação se enquadra no MED, o recebedor do Pix terá os recursos bloqueados da conta, se foi fraude ou comprovado qualquer outro problema cabível no MED, em 96 horas o cliente receberá o dinheiro de volta (integral ou parcialmente), se concluírem que não foi fraude, o recebedor terá os recursos desbloqueados, a conta que é marcada como “suspeita” fica 90 dias sendo monitorada.

A principal recomendação é que o usuário que se sentiu lesado faça a comunicação da ocorrência de forma rápida. “Quanto antes o consumidor avisar sua instituição, antes ela consegue acionar o MED e rastrear a suposta conta do fraudador, aumentando o sucesso no bloqueio dessa conta”.

A devolução do dinheiro via MED nem sempre será integral. Por exemplo: considere um consumidor que sofreu um golpe e perdeu R$ 1.000. Ao acionar o MED, a busca é pela recuperação total, mas a instituição, ao rastrear e bloquear a conta fraudulenta, pode encontrar apenas R$ 400 nela.

O Banco Central do Brasil já tem um serviço de marcação de contas suspeitas, com base de dados antifraude dentro do Pix – a cada vez que é identificada uma conta suspeita de fraude, esse determinado CPF fica marcado e visível para todas as outras instituições.

Dessa maneira, essa conta tem cada vez mais dificuldade de relacionamento no sistema financeiro.

Fique atento e procure seus direitos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Carlos Henrique Luques Ruiz

Carlos Henrique Luques Ruiz

Dr. Carlos Henrique Luques Ruiz - Advogado; Pós Graduado em Direito Tributário; Perito Contábil; Pós Graduado em Gestão Pública com ênfase em Cidades Inteligentes. Membro do Conselho Regional de Prerrogativas da 18ª Região da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.