Pesquisar
Close this search box.

Cuidados com escorpiões devem ser redobrados em períodos de chuvas

Em caso de acidente, a vítima deve procurar imediatamente a Santa Casa, no antigo hospital São Francisco

Com o tempo chuvoso é comum aumentar o aparecimento de escorpiões dentro de casas e por diversos lugares de quintais, por isso, os cuidados devem ser redobrados para evitar riscos de acidentes.

É no período de muita chuva, como dos últimos dias, que os bichos peçonhentos se desalojam de seus esconderijos – lugares escuros – como debaixo de pedras, folhas, troncos de árvores ou montes de entulho deixados num canto do quintal.

O escorpião amarelo é uma das espécies mais perigosas, e é o responsável pela maioria dos casos de picada registrados nas cidades brasileiras e, em Tupã, não é diferente.

Apesar do risco, a Secretaria de Saúde alerta que é possível reduzir a incidência com cuidados simples como: mantenha os ambientes limpos e organizados, remover entulhos e sobras de construção, vedar portas com “cobrinhas” e com telas ralos, pias e tanques, bem como, conferir sapatos e roupas antes de usar.

Mas, se apesar de todos esses cuidados, um acidente acontecer, a vítima deve se dirigir rapidamente para a Santa Casa II de Tupã, para receber o soro antiescorpiônico. Lembrando que a unidade da Rua Manoel Ferreira Damião está com o Pronto Socorro em reforma.

“Normalmente, escorpião pica regiões descobertas do corpo, como pé, pernas, mãos e braços e o local deve ficar exposto e voltado para cima, sem ser apertado, é preciso ingerir bastante água e ir rapidamente para a emergência”, esclareceu o secretário de Saúde, Miguel Ângelo De Marchi.

Só para lembrar, a picada do escorpião é inconfundível devido à intensa dor no local onde o veneno foi injetado.

Foto: Quando iluminados pelos raios ultravioletas de uma luz negra, esses aracnídeos blindados adquirem uma cor azul neon nada comum. Os raios UV que atingem os escorpiões são convertidos pelas proteínas de seus exoesqueletos em luz, visível ao olho humano.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.