Pesquisar
Close this search box.

Drones e helicóptero da Energisa sobrevoam a região em inspeções para melhorias na rede elétrica 

Com apoio de veículos com câmeras de alta resolução equipes técnicas identificam pontos que precisam de manutenções preventivas ou corretivas

Usar a tecnologia para identificar locais que precisam de melhorias na rede elétrica e beneficiar diretamente os clientes residenciais, rurais, comerciais e industriais. Esse tem sido o principal objetivo da Energisa Sul-Sudeste ao utilizar drones e helicóptero em inspeções da rede de distribuição de energia na região.  

Só em 2022, nos municípios atendidos pela Energisa Sul-Sudeste, incluindo as regiões de Assis e Tupã, foram mais de 362 quilômetros de linhas inspecionadas com o uso de drones. Esses veículos não tripulados agilizam e potencializam os trabalhos das equipes de inspeção, uma vez que permitem identificar as condições de cabos, linhas de transmissão e distribuição, subestações e redes com um diferencial: imagens em alta resolução registradas pela câmera acoplada, em ângulos privilegiados.   

“Enquanto os drones favorecem a visualização das partes superiores das estruturas, em terra nossas equipes técnicas fazem todas as análises para direcionar os pontos que precisam de manutenções preventivas ou corretivas, a fim de garantir o fornecimento de energia de qualidade aos clientes”, explica Alessandro Gomes Martins, gerente do Departamento de Projetos, Construção e Manutenção da Energisa Sul-Sudeste. 

Veículo tripulado 

Para reforçar esse complexo e minucioso trabalho e assegurar o bom funcionamento de todo o sistema elétrico, a Energisa incluiu em seu cronograma as inspeções com helicóptero. A aeronave, que esteve na região nas últimas semanas, é equipada com tecnologia de ponta, câmera de alta resolução e termossensível, capaz de indicar pontos específicos que podem até demandar manutenções futuras. 

“Com essa tecnologia estamos avançando cada vez mais na proposta de atuar de maneira preventiva. É importante ressaltar que a interrupção no fornecimento de energia pode ser causada por diferentes fatores, mas no que diz respeito à manutenção, a Energisa tem o compromisso de investir em obras, melhorias e manutenções que dão robustez à rede e minimizam impactos externos que possam interferir na qualidade da energia para cada um de nossos clientes”, enfatiza Alessandro. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.