Unidade deve beneficiar 70 alunos
O Governo do Estado de São Paulo entregou na quarta-feira (1º) uma nova unidade do programa Creche Escola. A construção, no município de Herculândia, foi realizada graças ao investimento de mais de R$ 1,4 milhão da Secretaria da Educação do Estado, por meio da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), em parceria com a prefeitura local.
“A Creche Escola está preparada para receber a primeira infância, com toda mobília voltada a essa faixa etária que é a mais importante para o início da escolarização futura dessas crianças que nela estarão”, afirma Lucimeire Rodrigues Adorno, dirigente de ensino da região de Tupã, que abrange Herculândia.
O Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Leda Novaes Tenório tem capacidade para atender 70 crianças de 0 a 5 anos. O prédio possui salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. A unidade também respeita todas as normas de segurança e de acessibilidade.
A inauguração da creche também contou com a presença de Márcio Gaban, Diretor de Obras da FDE. “A arquitetura e o projeto desta creche foram cuidadosamente planejados para atender às necessidades específicas das crianças e proporcionar um ambiente seguro e estimulante para o seu desenvolvimento. Com a sua inauguração, a Fundação para o Desenvolvimento da Educação está entregando mais uma obra que atesta o nosso compromisso com a qualidade da educação e o bem-estar da comunidade”, disse.
Programa Creche Escola
Para a viabilização da obra, os municípios devem apresentar um terreno compatível com um dos três modelos de plantas oferecidos pela Secretaria da Educação, além da documentação requerida. Com o projeto, o governo estadual espera expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.
Desde a sua implantação, em 2011, foram entregues 553 unidades dentro do Programa Creche Escola e outras 105 estão em execução. Na Diretoria de Ensino de Tupã já foram entregues 10 unidades, gerando cerca de 1,3 mil vagas.