Pesquisar
Close this search box.

Livro “teatro sob fogo cruzado” será lançado em Tupã neste sábado (17)

Tupã recebe neste sábado (17), às 19h30, na sede da União Espírita Jésus Gonçalves, na Rua Antônio José Lemos, 45 – Vila Independência, o lançamento do livro: TEATRO SOB FOGO CRUZADO, de autoria do ator, roteirista e dramaturgo – Tin Urbinatti. O evento de lançamento é aberto ao público em geral e conta com sessão de autógrafo, apresentação de esquetes, leituras e roda de conversa com autor e participantes.

O evento conta com apoio da ONG Umont – Ponto de Cultura e Prefeitura de Tupã.

Marca: Alameda Editorial

Sobre o livro

O livro procura narrar a trajetória do Grupo de Teatro da Ciências Sociais (GTCS), no período que se inicia em 1972 e se estende até 1979 – data de reconstrução da União Nacional dos Estudantes (UNE) – quando da apresentação do espetáculo “A UNE Somos Nós, Nossa Força, Nossa Voz!”, em Salvador (BA). Mesclando-se à narrativa sobre a produção do grupo, o leitor encontrará o contexto histórico do período pós-AI-5, com suas conhecidas consequências políticas e sociais: censura, perseguições políticas, exílios, prisões, torturas, mortes.

Da mesma forma, os relatos sobre os vários trabalhos desenvolvidos pelo grupo, em sintonia com esse contexto, revelam ainda processos de preparação técnica e artística desenvolvidos: estudos de estética, expressão vocal, improvisação, interpretação a partir do método stanislaviskiano, ou seja, as ferramentas necessárias para o fazer teatral.

Assim, o texto apresenta o processo de preparação das peças e esquetes que foram encenadas, desde o famoso “Que Fazer?, ou seja, Que peça montar ou escrever?”, tão comum aos grupos teatrais, até o enfrentamento da repressão e os sensacionais dribles aplicados pelo movimento estudantil aos órgãos repressivos.

Destaque-se, ainda, que praticamente todos os trabalhos encenados nasceram das preocupações do grupo em questionar e responder aos abusos, às arbitrariedades e às pressões do estado ditatorial brasileiro. Procurava-se fornecer, a partir do trabalho artístico, uma visão crítica que pudesse contribuir para o avanço do movimento estudantil na luta contra a ditadura civil-militar.

Quem é o autor?

José Alberto Urbinatti, mais conhecido como Tin Urbinatti, exerceu militância política junto ao movimento estudantil da USP. Ator, roteirista e dramaturgo, Tin interpretou na peça teatral Lembrar é Resistir, obra que trata sobre a realidade vivida pelos presos políticos que ficam detidos no Deops/SP na época da ditadura.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.