Zoonose exibe animação educativa nas escolas para evitar acidentes com escorpiões

Ação didática é voltada aos alunos do ensino infantil até o fundamental – foto: Prefeitura

O Departamento de Vigilância em Saúde, por meio do Controle de Zoonoses, realiza ações nas escolas para evitar acidentes com escorpiões. O trabalho educativo está sendo realizado com os alunos da educação Infantil ao Ensino Fundamental I.

Com o conteúdo, elas conhecem as formas de controle destes animais, seus riscos, e hábitos. Um vídeo animado foi produzido em parceria com a Secretaria de Comunicação.

Na última semana, as turmas do pré ao 5º ano da EMEIEF Governador Mario Covas assistiram ao novo vídeo, e viram escorpiões armazenados em um terrário. Conforme o chefe de setor do CCZ, Robison Luis, a metodologia chama a atenção das crianças e ajuda a fixar as informações.

“Os desenhos são bem mais atrativos para esta faixa etária do que uma palestra tradicional e com slides. Após o vídeo, fazemos perguntas e respondemos dúvidas. As professoras nos ajudam a coordenar a fila para ver os espécimes vivos da forma mais lúdica e segura possível”.

A animação “Seja você também um Amigão da vizinhança” tem como ponto de partida a disputa entre o bem e o mal das histórias de super-heróis. O personagem Escorpião, dos quadrinhos do Homem-Aranha, é retratado como o vilão, enquanto a família representa a importância do trabalho em equipe para superação de uma ameaça.

Para a coordenadora da Educação Infantil da EMEIEF Governador Mario Covas, Raquel Mazaro Lima de Pádua, o material levado às escolas pelo CCZ ensina as crianças a identificarem o escorpião e a saberem que eles não são inofensivos, sendo incorporado à rotina pedagógica da semana.

“O tema foi programado por todas professoras, que inseriram atividades, recursos audiovisuais e textos informativos em até dois dias do planejamento de atividades de sala para explicar a importância do combate ao escorpião. Inclusive, já recebemos relatos de pais que mobilizaram a vizinhança pra evitar o aparecimento dos escorpiões”.

O vídeo produzido pela Prefeitura de Tupã, e os cartazes deixados nas escolas, estimulam a eliminação de ambientes favoráveis ao aparecimento de escorpiões, ressalta que crianças devem avisar um adulto caso encontrem algum desses animais em casa, e que pessoas picadas precisam ser encaminhadas para a Santa Casa de Misericórdia.

Conforme o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, manter a população informada é um desafio nas mais diversas áreas, sendo essencial adequar a mensagem a cada um dos públicos.

“Conscientizar cidadãos pode ser um desafio, ainda mais quando se trata de crianças tão pequenas. A ludicidade facilita que elas entendam o conteúdo, e se cada uma contar o que aprendeu aos pais e familiares, formamos uma corrente de informação pelo bem da saúde coletiva”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.