Pesquisar
Close this search box.

”Faça o que eu digo, não faça o que eu faço”. Esse ditado funciona?

Não funciona tão bem assim! Principalmente quando estamos educando crianças e adolescentes sobre comportamento e valores.

É importante saber que as crianças de 0 a 5 anos de idade estão no seu auge de aprendizagem, observando tudo e a todos ao seu redor para poder assimilar como se comportar, como falar, etc.

Para melhor fixar o que observa, a criança imita as pessoas que convivem com ela e passa a copiar o comportamento e a linguagem dos outros.

Já os adolescentes estão na fase de confronto com os pais ou qualquer figura de autoridade (professores por exemplo), então se eles percebem que falamos para eles fazerem algo que nós mesmos não fazemos, dificilmente eles vão nos ouvir.

“Se não quiser que a criança grite, então comece por você a não gritar com ninguém. Se quiser que a criança não use tanto o celular, comece reduzindo o seu uso. Se quiser que a criança tenha hábitos de leitura, comece a ler!”

A melhor forma de educarmos é sermos o exemplo para os outros em casa ou na escola!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Natália Lozano

Natália Lozano

Natália é Mestra em Educação pela Unesp de Marília. Neuropsicopedagoga, também formada em pedagogia e letras, especialista em ensino de línguas, professora de ensino bilíngue, professora de inglês há 16 anos e mentora educacional.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.