Pesquisar
Close this search box.

Operação Direção Segura em Tupã resultou em 40 autuações

O Programa Direção Segura – ação coordenada pelo Detran.SP para a prevenção e redução de acidentes e mortes no trânsito causados pelo consumo de álcool combinado com direção – realizou em Tupã a Operação Direção Segura Integrada, os bloqueios ocorreram entre a noite de sábado (8) e a madrugada do domingo (9) em dois pontos da cidade, um na avenida Tamoios e outro na rua Aimorés.

Ao todo, foram fiscalizados 290 condutores e veículos, e resultaram em 40 autuações. Sete veículos também foram recolhidos, destes 6 eram motocicletas.

  • 12 CNHs recolhidas
  • 12 recusas ao teste do etilômetro
  • 01 embriaguez ao volante
  • 08 licenciamentos vencidos
  • 02 adulterações no escapamento
  • 04 não habilitados
  • entre outras naturezas diversas

Os condutores autuados por embriaguez ao volante ou recusa ao teste do etilômetro terão de pagar multa no valor de R$ 2.934,70, além de responderem a processo administrativo no Detran.SP com suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Caso voltem a cometer a mesma infração dentro de 12 meses, o valor da multa será dobrado.

Pela Lei Seca (lei nº 12.760/2012), todos os motoristas flagrados em fiscalizações têm direito a ampla defesa, até que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seja efetivamente suspensa.

Ação integrada

O Programa Direção Segura integra equipes do Detran.SP, Ciretran, das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, agilizando as providências decorrentes de cada abordagem, no local e no momento da iniciativa.

O objetivo é reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito, conscientizando a sociedade sobre os perigos da combinação entre álcool e direção.

Já sabemos que bebida e direção, definitivamente, não combinam. Afinal, quem dirige embriagado coloca em risco não apenas a própria vida, mas também a dos passageiros no veículo e das pessoas à sua volta.

Por isso, quando o tema é álcool e volante, a tolerância é zero.

A lei não permite nenhum nível de concentração de álcool por litro de sangue para dirigir. Uma vez que o álcool é ingerido, ele ficará presente no sangue, o que significa que utilizar de recursos como manter o estômago cheio, tomar banhos gelados ou tomar um café pode até diminuir a sensação de embriaguez, ao contrário do que muita gente pode imaginar, mas não elimina a substância.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.