Campanha Nacional de Multivacinação é encerrada nesta terça-feira em Tupã

Mais de 1.800 crianças foram atendidas pelas equipes de enfermagem das Unidade de Saúde de Tupã

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a Campanha Nacional de Multivacinação, que visa verificar e atualizar a carteira de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, acaba nesta terça-feira (30).

Os pais e responsáveis pelo público alvo da Campanha terão até as 17h deste terça para levarem as crianças até a Unidade Básica de Saúde (USB) ou Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima ainda dentro da Campanha.

A chefe do setor de Vigilância Epidemiológica, Juliana Yuri, apontou que a Campanha tem uma grande importância, já que atualiza as famílias sobre a necessidade da criança e adolescente ter todas as 16 vacinas que compõem o calendário nacional de imunizações.

“Aqui em Tupã, por exemplo, mais de 80% das crianças de até 1 ano de idade que foram levadas por seus pais ou responsáveis em alguma Unidade de Saúde do município precisaram tomar alguma das doses vacinais que ainda faltavam; e quase 60% das crianças de 1 a 4 anos também. Já as crianças de 5 a 14 anos, 56,8% também precisaram atualizar suas carteiras. Ao todo as Unidades atenderam 1.853 crianças”, contou.

Yuri ainda ressaltou que a pandemia da covid-19 pode ter sido um dos motivos para os pais e responsáveis deixarem de acompanhar as datas de vacinação dos pequenos junto às Unidades de Saúde.

“Para garantir a saúde de todos, foi recomendado por muito tempo que as pessoas evitassem procurar as Unidades de Saúde, já que era porta de entrada para assintomáticos da Covid-19. E por isso entendemos que muito pais evitaram de levar as crianças para avaliação da carteira vacinal. No entanto precisamos reforçar a importante das crianças e adolescentes terem todas as doses vacinais em dia, para evitar que se contaminem com doenças que podem ser evitadas”, reforçou.

O titular da Pasta responsável, dr. Miguel Ângelo de Marchi, ainda ressaltou que mesmo com o término da Campanha nesta terça-feira, os pais e responsáveis ainda podem procurar as Unidades de Saúde para atualizarem as carteiras vacinais dos pequenos.

“Muitos acreditam que após o término da Campanha as Unidades encerram os atendimentos direcionados, mas não. As equipes de todas as Unidades continuarão verificando e atualizando todas as carteiras vacinais para garantir a saúde todos. Lembrando que a Multivacinação tem como público alvo crianças menores de 15 anos, mas todos os munícipes devem se atentar a atualização de suas carteiras de vacinas, independentemente da idade”, ressaltou.


Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial. Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.