Unidades de Saúde farão agendamento da vacinação contra a covid-19

Em nova etapa, prefeitura suspenderá sistema de imunização drive-thru

A Prefeitura de Tupã anunciou um novo sistema de imunizações contra a covid-19 para o município. A partir de 3 de novembro, os idosos acima de 69 anos e profissionais da saúde na ativa deverão agendar a data de aplicação da terceira dose na Unidade de Saúde mais próxima. O protocolo será adotado gradativamente para os demais grupos populacionais, encerrando os atendimentos na tenda da FEPASA.

Conforme o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, a descentralização ocorrerá após o término da fase que contempla adolescentes e também a população adulta do município que ainda não recebeu a segunda dose. “Nos dias 3, 4 e 5 vacinaremos, respectivamente, jovens de 14, 13 e 12 anos ainda na FEPASA. De 8 a 12 de novembro, ampliaremos a cobertura vacinal dos faltosos de 12 a 100 anos, e de qualquer pessoa que completou o aprazamento para a segunda dose”, afirmou.

Com a conclusão dos grupos aptos a receber a segunda dose de Oxford/ AstraZeneca, Pfizer e CoronaVac, a partir de 16 de novembro, as Unidades de Saúde marcarão data e horário de aplicação da vacina para aqueles que não cumpriram os cronogramas municipais.

“Todos que precisam receber a segunda dose poderão agendar com o posto de saúde de referência um dia e horário conveniente. Muitos deixaram de ir por não poderem sair do trabalho, porque viajam em dias de semana, outros estavam resfriados ou em recuperação da Covid-19. Com essa descentralização, a vacinação estará ao alcance de qualquer pessoa”, declarou a diretora de Departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha.

Já os faltosos da primeira dose de vacina deverão se cadastrar nas Unidades e esperar a equipe da Atenção Básica entrar em contato para definir o dia da aplicação, de acordo com a disponibilidade de lotes.

O prefeito Caio Aoqui celebrou o progresso da campanha contra a covid-19 e elogiou o empenho dos profissionais que atuaram direta e indiretamente na ação. “Em 20 de janeiro a esperança pelo fim da pandemia cresceu com a chegada da vacina. Agora, quase 10 meses depois, encerraremos o drive-thru da FEPASA”, Caio concluiu parabenizando os tupãenses por confiarem na ciência, fazendo com que o município tenha 73% da população com o ciclo de imunização completo.

Até a tarde desta sexta-feira (29), 53.709 pessoas receberam a primeira dose, 48.307 a segunda dose ou dose única, e 5.714 foram contemplados com a dose de reforço. O vice-prefeito Renan Pontelli destacou ser essencial continuar imunizando para que a pandemia chegue ao fim. “A cada boletim epidemiológico vemos que o número de confirmações e de internações graves diminuiu. Agradeço à Santa Casa pelo atendimento de excelência aos pacientes”, Renan cumprimentou ainda os servidores das UBS e USF, do Laboratório Municipal, e também os reitores da Unesp que cederam o estacionamento do Polo de Tupã para optimização da vacinação.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial. Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.