Pesquisar
Close this search box.

Passos para registrar uma marca internacional

Se você tem o desejo de expandir os seus negócios fora do país, é preciso proteger a sua marca e registra-la internacionalmente. Com o crescimento do comércio eletrônico e vendas online aumentaram as possibilidades de atingir os consumidores de outras nacionalidades, mas, para isso, você deve proteger a sua marca e evitar cópias.

O registro da marca internacional envolve muita cautela, por isso, é importante o acompanhamento de uma empresa que domina o assunto e percorra o melhor caminho. O primeiro passo é verificar se não há outra marca registrada com o mesmo nome que a sua, após esta análise e verificado que a marca está liberada, inicia o processo junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

É importante ressaltar que o registro de marca internacional é encaminhado ao INPI nacional que direciona os processos seguindo as diretrizes do Protocolo de Madri. Uma vez que aprovado pelo órgão já dá o direito à empresa utilizar a marca em vários países, ou seja, não há a necessidade de registrar a marca internacional de país em país. A documentação do protocolo do Registro Internacional deve estar nos idiomas espanhol, inglês ou francês.

O prazo da aprovação ou não do Registro Internacional dura em torno de 18 meses. Caso os escritórios de registro de marca de cada país não deem um retorno no prazo acima, a marca é validada automaticamente.

Um ótimo exemplo no que refere ao registro de marca internacional é a Coca-Cola, que protege a sua marca de todas as maneiras, evitando cópias. O grupo The Coca-Cola Company já registrou e protegeu sua marca, patentes, slogans e desenhos industriais em todos os países, proibindo o uso do nome por terceiros e fortalecendo a  marca, reconhecida mundialmente.

*Para maiores esclarecimentos, caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com a Padma Marcas e Patentes. Clique aqui e converse com um dos nossos agentes.

Acesse também https://www.padmaconsultoria.com.br/ e @consultoriapadma

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Verena Raymundo

Verena Raymundo

Jornalista de formação e viajante por paixão. Para você que gosta de conhecer novas culturas e lugares diferentes, essa é a coluna certa. Vou compartilhar dicas de destinos que possam agregar diversão e conhecimento. Vamos embarcar nesta viagem? Vem comigo!

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.