Qual é a diferença entre MARCA e PATENTE?

Muitas pessoas questionam se há diferenças entre os processos de registros de marcas e patentes e a resposta para tal indagação é SIM. Ambos são para proteger e evitar cópias, um relacionado ao símbolo (logotipo) do negócio e o outro ao produto ou serviço.

Quando se pensa em abrir um novo empreendimento, um nome é escolhido acompanhado de uma imagem, como o logotipo, que descreve e representa a empresa. Assim, inicia a criação de uma marca. Para assegurar que ela seja sua e outra pessoa copie este nome, é preciso REGISTRAR A MARCA. Todo o processo acontece no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), envolvendo pesquisa, preenchimento de informações junto ao órgão e acompanhamento de prazos. Após garantir o registro, que pode levar 6 meses ou mais, ele será seu por  10 anos, podendo renovar.

Ao ter uma ideia de algo inovador, seja tecnológico, fabril ou outro segmento, inicia-se a construção de uma PATENTE.  O processo da regularização de um produto é mais longo, porque exige uma análise minuciosa para que não haja cópias. Ao registrar uma invenção nenhuma outra empresa poderá utilizá-la sem a sua permissão, ou caso terceiros queiram usar o produto igual ou parecido, terá que te pagar, o que torna um segmento muito lucrativo. Com o domínio sob algo inovador, você terá exclusividade do mesmo por 20 anos, após o período ele se tornará de domínio público.

Problemas surgem com frequência na área tecnológica, onde muitos desenvolvedores de sistemas têm ideias sensacionais, mas se esquecem do mais importante: REGISTRAR. Assim, acabam perdendo o trabalho de anos.

Não hesite em procurar a Padma Marcas e Patentes para tirar dúvidas e proteger o nome e o produto da sua empresa. *Para maiores esclarecimentos, caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com a Padma Marcas e Patentes. Clique aqui e converse com um dos nossos agentes.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Verena Raymundo

Verena Raymundo

Jornalista de formação e viajante por paixão. Para você que gosta de conhecer novas culturas e lugares diferentes, essa é a coluna certa. Vou compartilhar dicas de destinos que possam agregar diversão e conhecimento. Vamos embarcar nesta viagem? Vem comigo!

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.