Dengue: Tupã completa um mês sem casos da doença

Foto: Divulgação/Nossa Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Entomologia e Endemias, divulgou que Tupã completou 1 mês sem registrar nenhum caso de dengue.

O resultado é fruto do trabalho que vem sendo desempenhado há 32 meses; período da nova estruturação da frente de trabalho contra o Aedes aegypti no município e com a criação do Departamento de Entomologia pelo chefe do Executivo.

O prefeito Caio Aoqui parabenizou toda a equipe do Departamento pelo trabalho eficaz que vem sendo realizado durante todos esses meses, e ressaltou a importância do resultado positivo que Tupã alcançou.

“Após a maior epidemia da história da cidade, com mais de 6 mil casos de dengue, completarmos 1 mês sem casos da doença é realmente extraordinário. Mas com os resultados que o Departamento de Entomologia e Endemias vem apresentando não poderia ser diferente. Quero agradecer a toda a equipe da Saúde pelo empenho e afirmo que continuaremos assim, cuidando de toda a população tupãense”, enfatizou.

Marco Antônio de Barros, diretor do Departamento de Entomologia e Endemias, agradeceu a toda a equipe pela parceria e comprometimento com o trabalho, além da integração com os departamentos da Atenção Básica, Vigilância em Saúde e Laboratório Municipal, que foram cruciais para a excelência do trabalho que é realizado diariamente.

“Mesmo com transmissão desde dezembro de 2018, a maior epidemia da história da cidade em 2019 e as dificuldades que a pandemia da Covid-19 trouxe, o controle absoluto da doença finalmente chegou em 2021. Tivemos alguns desafios para alcançar esse resultado, como a constatação neste ano de sorotipos 1 e 2 de dengue circulando, mas que foram isolados através do Laboratório Municipal de Análises Clínicas e confirmado pelo Instituto Adolpho Lutz, e eficientemente controlados”, contou.

O diretor ainda ressaltou a parceria das Pastas de Planejamento, Obras e Trânsito; Educação e Agricultura e Meio Ambiente, que também realizaram ações eficientes na luta contra a dengue.

“Além da união das Pastas e departamentos da Prefeitura, o novo olhar do prefeito Caio Aoqui e do vice-prefeito Renan Pontelli, foi fundamental para alcançarmos este êxito. O poder Executivo investiu em inovações para o controle do mosquito com a utilização do biolarvicida, a criação o Departamento responsável, a ampliação da equipe de campo, o aumento da cobertura de agentes comunitários de saúde e dos ciclos anuais de visitas, além do investimento em máquinas para aplicação de inseticida”, lembrou.

Último caso foi confirmado no dia 3 de julho

O vice-prefeito Renan Pontelli também aproveitou a oportunidade para parabenizar todas as equipes da Saúde que estão envolvidas nos trabalhos de combate à dengue, e enfatizou os resultados grandiosos que o Departamento está alcançando.

“Só neste ano as equipes de combate à dengue bateram recordes nunca antes batidos, como o maior número de visitas casa a casa realizadas em um único dia e a finalização do quarto ciclo de visitas com 42 dias antes do prazo estipulado. Com um empenho assim o resultado não poderia ser outro”, parabenizou.

Já o secretário municipal de Saúde, Dr. Miguel Ângelo de Marchi, se mostrou extremamente contente com o registro de 1 mês completo sem casos de dengue confirmados em Tupã, e disse que com a parceria da Administração as equipes trarão ainda mais conquistas.

“O Departamento de Entomologia e Endemias tem alcançado metas e trazido resultados extremamente positivos para a nossa cidade. Vale lembrar que todos os resultados deste ano, mesmo faltando 4 meses para finalizarmos 2021, são maiores que dos anos anteriores. Temos o menor registro de casos positivos por mês, já temos quase 100 mil visitas realizadas em 7 meses e meio, sendo que a meta anual é de 140 mil visitas e que logo será batida, entre outras conquistas espetaculares. Diante disso, só podemos agradecer todo o empenho e parceria, e certificar que continuaremos lutando contra o mosquito Aedes para que jamais possamos passar pelo mesmo cenário de 2019”, frisou.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial. Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.