Pesquisar
Close this search box.

Policiais Militares da Companhia de Tupã recebem justa homenagem

No início desta semana, na segunda-feira (9), a Polícia Militar realizou uma cerimônia em reconhecimento aos excelentes serviços prestados pelos Policiais que atuam em nossa cidade e região. A solenidade foi para entrega de Medalhas de Láureas de Mérito Pessoal e certificados aos Policiais destaques do mês.

Estiveram presentes familiares, amigos, imprensa, e autoridades municipais, ocasião em que todas as recomendações de prevenção ao covid-19 foram respeitadas.

A Mestre de Cerimônia, Policial Militar Caixeta, iniciou o evento apresentando os homenageados, Cabo Emerson Bueno da Silva, Cabo Soares, Cabo Gutierres, Cabo Polato e Cabo Roncada, que receberam a Láurea de Mérito Pessoal de 1º grau, a “famosa medalha do couro branco” ostentada no bolso esquerdo do uniforme.

Concedida pelo Comandante Geral da Polícia Militar, ela tem a finalidade de reconhecer Oficiais e Praças que se sobressaíram no cumprimento de seus deveres, pautados pela lealdade, constância e valor no decorrer de sua carreira. Esta Láurea não reconhece apenas um fato isolado, mas a constância dos fatos positivos originários das ações desses Militares, merecedores de elogios perante a Instituição e a comunidade.

Também foram homenageados o Cabo Anderson e o Soldado Menegatti, escolhidos como Policiais do Mês, devido ao desempenho acima na média no mês de julho e pela ocorrência onde localizaram e prenderam o autor de diversos roubos em Tupã e Quatá.

O Comandante do 9º BPM/I, Tenente-Coronel Mario Sérgio Nonato, estava presente e junto com o Capitão André Vander, Comandante da 2ª CIA de Tupã, foram responsáveis por formalizar as condecorações.

Diferente do que ocorria normalmente onde a entrega era feita em Marília, a cerimônia foi realizada na própria Companhia onde os Policiais estão lotados, para possibilitar a presença dos familiares dos Policiais, conforme solicitação dos próprios, que foi ouvida pelo comando.

Em clima de reconhecimento e concessão de honrarias, os militares agraciados receberam as suas homenagens. O Capitão Vander agradeceu aos Policiais Militares pela dedicação.

“Esta medalha é dada pelo Comandante Geral, ela não é uma medalha fácil de receber, é mérito da competência com que realizam o serviço diariamente. Estamos aqui nesta manhã para agradecer o empenho de cada um dos senhores Policiais, pela eficiência na execução dos serviços prestados em atendimento à toda nossa cidade”.

Vander fez questão de deixar claro que o Policial não trabalha por medalhas, porém ostenta com muito orgulho as medalhas e insígnias recebidas, além desse reconhecimento elevar ainda mais a moral da tropa.

Com a palavra, o Comandante Tenente-Coronel Mário Sérgio Nonato demonstrou respeito pelos colegas que perderam a vida durante a pandemia e destacou que a Polícia não parou nem por um minuto nesse período, e parabenizou os Policiais.

“Gloriosos Policiais Militares, vocês fazem a diferença em nossa área. O resultado não é à toa, o resultado é fruto de um trabalho diário”.

O Comandante expressou ainda a satisfação em ver um filho colocando a medalha no pai, fato marcante na ocasião, onde o filho Talles colou a medalha de grau máximo no peito de seu pai, o Policial Militar Cabo Emerson.

O Tenente-Coronel Nonato relembrou também do início da sua carreira na Polícia, onde ingressou em 1987 na Escola de Soldados em Marília; na época esteve ao lado do Policial Militar Pacheco, agora na Reserva, e que estava presente na solenidade onde tinha seu filho como um dos homenageados.

Nonato falou da importância do trabalho que foi realizado pelos “veteranos”, responsáveis por transmitir os valores da Corporação para os mais jovens. Continuando, enfatizou os avanços na Polícia Militar, agora com mais tecnologia, que propicia um trabalho mais eficiente a cada dia. “Hoje, quando o Policial assume o serviço ele já sabe tudo que está acontecendo pela rede de comunicação, hoje o Policial tem acesso às informações em tempo real”.

“A Láurea 1º Grau é para poucos, é difícil chegar lá, passar pelo crivo do alto comando não é para qualquer um, eu tenho certeza do orgulho de vocês e o quanto lutaram por isso. São homenagens importantes. Nunca se prendeu tanto, nunca se capturou tantos indivíduos procurados pela Justiça; por isso a sociedade está tranquila, é fruto de um trabalho árduo. Parabéns a todos, saibam o quanto eu os prestigio. Me sinto orgulhoso, vocês são heróis e estão dando a vida em prol da sociedade. Parabéns!” destacou o Tenente-Coronel.

Outro fato marcante foi a decisão de escolher dois Policiais como destaque do mês, anteriormente escolhia-se apenas um, são mudanças importantes, porque um Policial não trabalha sozinho, ele está sempre em equipe, ou com seu parceiro. Este reconhecimento desperta mais ainda o sentimento de união da tropa.

Entre as Autoridades Políticas, estavam o Prefeito Caio Aoqui, Vice Renan Pontelli, Secretário de Assuntos Jurídicos João José, e Vereadores Eduardo Shigueru, Lucas Hatano e Ninha Fresneda, todos destacaram o importante e imprescindível trabalho Policial realizado na cidade, gratos com os baixos índices de criminalidade municipais.

O Prefeito Caio reconheceu a importância de valorizar o trabalho da Polícia Militar, “Nós temos orgulho de vocês, quem realmente luta e mantém a ordem aqui é a Polícia Militar. Então o nosso muito obrigado, em nome de toda a sociedade Tupãense pela dedicação. Parabéns Coronel Nonato, Parabéns Capitão André e a cada um de vocês, Policiais Militares”, inclusive o prefeito foi parabenizado pelo Comandante Nonato pelo exemplo de estar presente nas operações de fiscalização durante os períodos de restrição por conta do coronavírus.

Para finalizar o Comandante Nonato deu o recado: “Contem com a Polícia Militar, estamos fazendo 190 anos de muito trabalho, sempre prontos para e em condição de!”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.