Pesquisar
Close this search box.

Neve no RS: ao menos 13 cidades registram fenômeno; veja vídeo

Fotos: Redes Sociais – Cidade de Gramado

A onda de ar frio que passa pelo Sul do país trouxe neve a pelo menos 13 cidades do Rio Grande do Sul, além de chuva congelada, nesta quarta-feira (28). Em São Francisco de Paula, na Serra, a população foi para as ruas brincar com a neve que caía no início da noite, situação também foi observada na cidade de Gramado.

Em algumas localidades, houve ambos os fenômenos, neve e chuva congelada ao mesmo tempo, e até mesmo cidades de regiões distantes, como Pelotas, no Sul, e Caxias do Sul, na Serra, registraram o mesmo fenômeno.

Além disso, segundo a Somar, há o “graupel”, que é um pequeno grânulo de gelo criado quando gotas de água super-resfriadas cobrem um floco de neve. O graupel é branco, opaco, macio e pode desmanchar facilmente na sua mão, e também é geralmente menor que o granizo, com um diâmetro de cerca de 0,2cm a 0,5 cm.

Pelotas, por exemplo, teve registros de ambos: neve e chuva congelada. Já Canguçu, a 50 km dali, teve chuva congelada.

Em Carlos Barbosa, São Francisco de Paula e Caxias do Sul, na serra gaúcha, também houve registro de neve. Também houve registros em Herval, Piratini, Marau, Farroupilha, Canela e Gramado (Veja o vídeo).

Vídeo: Instagram Gramado Blog

Em outros locais houve registro de chuva congelada, que é quando as gotículas de água congelam ao deixar a nuvem, mas derretem ao tocarem o chão. Os flocos de neve descem das nuvens em uma região que está bem fria e caem numa região da atmosfera que está quente.

O fenômeno foi registrado pelo menos em Júlio de Castilhos, Nova Petrópolis, Itaara, Tupanciretã, Canguçu e Lavras do Sul.

Fonte: G1

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.