Pesquisar
Close this search box.

Frente fria histórica promete novos recordes de temperatura nesta semana; confira a previsão

Onda de frio deve ser a pior de todo o inverno, com possibilidade de geada em todo o estado de São Paulo

São Paulo terá 3ª e mais forte onda de frio do ano, há potencial para novos recordes de frio, inclusive com chance de temperatura negativa. Essa frente fria pode ser a pior de todo o inverno e deve atingir o estado amanhã (28), derrubando drasticamente as temperaturas.

“A tendência é de uma sequência mais prolongada de dias de frio, que deve durar até o fim da primeira semana de agosto. Neste período, teremos as mínimas e as máximas mais baixas do ano, além de uma sensação de frio mais intensa provocada pela ação dos ventos”

A última semana do mês de julho será marcada pela onda de frio mais intensa e duradoura do inverno. A massa de ar frio polar que chegará ao país a partir desta quarta (28) irá baixar as temperaturas no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e até mesmo na região Norte do país.

Tupã

Veja a previsão máxima e mínima para nossa cidade nos próximos dias

Defesa Civil

A Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que, entre quarta-feira (28) e domingo (1º), uma massa de ar polar irá avançar no Estado, provocando queda acentuada de temperatura, com momentos de frio intenso e formação de geada no estado de São Paulo, com destaque às regiões mencionadas.

Frente fria e massa de ar polar

Segundo meteorologistas do Climatempo, o frio intenso é resultado de uma frente fria combinada com uma massa de ar polar.

“Atrás deste sistema, dessa frente fria, a gente tem a entrada de uma massa de ar de origem polar que deve derrubar as temperaturas também. Essa queda deve ser sentida inicialmente no Rio Grande do Sul e, depois, a partir desta terça-feira, em outros estados”, explicaram.

A massa de ar polar deve atingir toda a região Sul e Sudeste, além de boa parte do Centro-Oeste e alguns estados do Norte e Nordeste.

Existe previsão para formação de geada a partir de hoje, terça-feira, 27. Esse frio aumenta conforme a frente fria avança em direção ao Sudeste, e na retaguarda entra um ar polar que distribui o frio para mais regiões do país.

Geadas

Segundo o Climatempo, o risco de geada no final da semana é alto no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, e em áreas de São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul de Minas e extremo sul do Rio de Janeiro.

Um novo recorde de frio poderá ser registrado na serra catarinense. Segundo a Climatempo, a temperatura na região será de -8°C e -10°C. Devido a ação dos ventos, a sensação térmica será de muito mais frio. Em áreas altas de serra, especialmente entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a sensação de frio pode chegar a -25ºC.

No Sudeste, as menores temperaturas estão previstas para quinta (29) e sexta-feira (30). Na serra da Mantiqueira, divisa entre São Paulo e Minas Gerais, as temperaturas mínimas devem ficar entre -2°C e -5°C e a máxima abaixo dos 15°C.

Na quinta (29), segundo o Inmet, há previsão de geada em quase toda a Região Sul, sul do Mato Grosso do Sul e sudeste de São Paulo (com intensidade variando de moderada a forte). Já na sexta (30), também poderá ocorrer geada no sul de Goiás.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.