Frente fria histórica promete novos recordes de temperatura nesta semana; confira a previsão

Onda de frio deve ser a pior de todo o inverno, com possibilidade de geada em todo o estado de São Paulo

São Paulo terá 3ª e mais forte onda de frio do ano, há potencial para novos recordes de frio, inclusive com chance de temperatura negativa. Essa frente fria pode ser a pior de todo o inverno e deve atingir o estado amanhã (28), derrubando drasticamente as temperaturas.

“A tendência é de uma sequência mais prolongada de dias de frio, que deve durar até o fim da primeira semana de agosto. Neste período, teremos as mínimas e as máximas mais baixas do ano, além de uma sensação de frio mais intensa provocada pela ação dos ventos”

A última semana do mês de julho será marcada pela onda de frio mais intensa e duradoura do inverno. A massa de ar frio polar que chegará ao país a partir desta quarta (28) irá baixar as temperaturas no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e até mesmo na região Norte do país.

Tupã

Veja a previsão máxima e mínima para nossa cidade nos próximos dias

Defesa Civil

A Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que, entre quarta-feira (28) e domingo (1º), uma massa de ar polar irá avançar no Estado, provocando queda acentuada de temperatura, com momentos de frio intenso e formação de geada no estado de São Paulo, com destaque às regiões mencionadas.

Frente fria e massa de ar polar

Segundo meteorologistas do Climatempo, o frio intenso é resultado de uma frente fria combinada com uma massa de ar polar.

“Atrás deste sistema, dessa frente fria, a gente tem a entrada de uma massa de ar de origem polar que deve derrubar as temperaturas também. Essa queda deve ser sentida inicialmente no Rio Grande do Sul e, depois, a partir desta terça-feira, em outros estados”, explicaram.

A massa de ar polar deve atingir toda a região Sul e Sudeste, além de boa parte do Centro-Oeste e alguns estados do Norte e Nordeste.

Existe previsão para formação de geada a partir de hoje, terça-feira, 27. Esse frio aumenta conforme a frente fria avança em direção ao Sudeste, e na retaguarda entra um ar polar que distribui o frio para mais regiões do país.

Geadas

Segundo o Climatempo, o risco de geada no final da semana é alto no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, e em áreas de São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul de Minas e extremo sul do Rio de Janeiro.

Um novo recorde de frio poderá ser registrado na serra catarinense. Segundo a Climatempo, a temperatura na região será de -8°C e -10°C. Devido a ação dos ventos, a sensação térmica será de muito mais frio. Em áreas altas de serra, especialmente entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a sensação de frio pode chegar a -25ºC.

No Sudeste, as menores temperaturas estão previstas para quinta (29) e sexta-feira (30). Na serra da Mantiqueira, divisa entre São Paulo e Minas Gerais, as temperaturas mínimas devem ficar entre -2°C e -5°C e a máxima abaixo dos 15°C.

Na quinta (29), segundo o Inmet, há previsão de geada em quase toda a Região Sul, sul do Mato Grosso do Sul e sudeste de São Paulo (com intensidade variando de moderada a forte). Já na sexta (30), também poderá ocorrer geada no sul de Goiás.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial. Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.