Pesquisar
Close this search box.

‘Operação Curupira’ mobiliza policiais contra crimes ambientais e tem início hoje (16)

Operação acontece nesta sexta-feira e no sábado, com mais de mil policiais da Ambiental e faz parte da celebração do Dia de Proteção às florestas | Foto: Divulgação/ Polícia Ambiental

A Polícia Ambiental do Estado de São Paulo iniciará a “Operação Curupira” durante os dias 16 e 17 de julho. De acordo com o órgão, serão mais de 1.200 policiais militares e 450 viaturas, entre quatro rodas, náuticas e drones, que realizarão o policiamento ostensivo marítimo e terrestre vistoriando infrações ao Meio Ambiente, principalmente os que põem em risco a Qualidade de Vida, segurança e saúde pública.

A Operação faz parte da celebração do Dia de Proteção às Florestas que é comemorado anualmente, em 17 de julho, data que também marca o “Dia do Curupira”, cujo personagem personifica misticamente o protetor das Florestas contra degradadores criminosos.

“Atacar as Florestas significa atentar contra a vida do ser humano, visto que destrói fontes de água doce e com elas, tanto a fauna quanto a flora são afetadas. O desflorestamento fragiliza o solo, expondo-o à erosão, e também leva ao aumento da temperatura, além de outras consequências negativas. Assim, também sofrem os animais silvestres, pois muitos dependem das florestas para assegurar sua sobrevivência”, informou a assessoria em nota.

Além da ação operacional, marcará a data a participação da sociedade através da campanha que será lançada nas redes sociais da Polícia Militar Ambiental, com o tema: “Polícia Militar Ambiental há 72 anos protegendo as Florestas”.

A Mata Atlântica é um dos biomas mais ricos em biodiversidade, em São Paulo possui um índice de remanescentes de 32,6%, segundo o Inventário Florestal (2020) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente. Entre as dezenas de Unidades de Conservação, a vertente atlântica apresenta as melhores condições de cobertura vegetal nativa e de áreas protegidas, com destaque para a Serra do Mar.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.