Pesquisar
Close this search box.

Entrada de pacientes para teste na Unidade Covid cai 76% em junho

Dados da covid em Tupã mostram queda no índice de transmissibilidade

Os boletins epidemiológicos do último mês têm apresentado redução na quantidade de positivados, e com a manutenção nos índices de recuperados, o número de pessoas em período de transmissão saiu da casa da centena pela primeira vez desde 14 de janeiro de 2021.

Entre as medidas adotadas por Tupã para rastrear o vírus e diagnosticar mais rapidamente as infecções pelo coronavírus, está a ampliação da capacidade de testes do Laboratório Municipal, e a criação da Unidade Covid, com uma estrutura exclusiva para casos confirmados ou com sintomas iniciais da doença.

Dos 3.832 testes realizados no município em junho, 2.482 foram feitos apenas na Unidade Covid, e 830 deram positivo. No primeiro dia de atividade (3/6), foram 59 confirmações da doença, contra 14 registradas no fim do mesmo mês.

“O laboratório municipal e o único da região a possuir todas as metodologias específicas para o diagnóstico de covid. Os resultados são realizados ‘in house’, garantindo detecção precoce, facilitando o isolamento e o tratamento do paciente”, declarou o diretor do laboratório, Edi Iacida.

A diminuição de mais de 76% também pode ser comprovada pelos índices de precisão das metodologias adotadas. Os testes sorológicos tem 99,60% de sensibilidade, as análises do tipo Elisa chegam a 95,4%, e a detecção de antígenos virais alcança 96,7% de confiabilidade.

Três indicativos da pandemia no município se mantêm de forma decrescente há pelo menos cinco semanas: a queda no número de exames para pacientes com síndromes gripais; o número de pessoas em período de transmissão; e a média móvel de casos confirmados.

Em relação aos índices de infecção, na semana epidemiológica de 1 a 7 de junho, havia em média 96 casos positivos por dia. De 1 a 7 de julho, a média diária caiu para 18 positivos. No mesmo período, a cidade registrou queda de 86,72% no número de pessoas doentes, passando de 746 para 99 pessoas em 30 dias.

“Como todos sabem, a guerra contra Covid ainda está longe de terminar. Mas é como receber uma injeção de ânimo ver todo trabalho e esforço sendo transformados em resultados positivos. Que esses resultados sejam um sopro renovado de esperança e de incentivo para continuarmos nos cuidando e cuidando de todos”, declarou o prefeito Caio Aoqui.

Mesmo diante de um quadro mais otimista, ainda é essencial manter o cuidado e o respeito às medidas de segurança, como uso de máscara, higienização com álcool em gel e evitar aglomerações.

“Os dados da Covid-19 registrados em Tupã no último mês são animadores. Eles refletem as decisões técnicas tomadas na reorganização e ampliação da rede de atendimento, além do avanço da vacinação contra a covid-19”, explica o dr. Miguel Ângelo de Marchi, secretário de Saúde.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.