O que acontece com marcas iguais em segmentos diferentes?

O registro da marca de um negócio significa o nascimento de uma empresa com nome e identidade visual que representam o que o empreendimento de fato é. O estudo da marca deve ser pensado e pesquisado anteriormente para que não haja cópia ou duplicidade. Mas, seria possível registrar uma marca com um nome já existente?

A resposta a primeiro momento seria não, porém quando observamos o Gol, marca de carro da Volkswagen, e a Gol Linhas Aéreas percebemos que é possível. Embora sejam companhias que envolvem transportes, eles são de segmentos diferentes, um automobilístico e outro aéreo.

Portanto, a legislação brasileira ressalta que, caso as classes sejam diferentes, é permitido o registro de marcas idênticas. Entretanto, há uma ressalva: quando existe uma marca muito reconhecida e famosa, em alguns casos, não é permitido outro registro com o mesmo nome. Um exemplo disso é a Coca-Cola que tem exclusividade total da marca.

São 45 classes distintas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e elas diferem as atividades, mostrando os tipos de serviços e produtos que podem ser “comercializados” em cada categoria. Desta forma, é através desta classificação que há um controle para que marcas iguais não sejam registradas no mesmo segmento.

Você sabia?

Pesquisas apontam que a cada cinco minutos é aberta uma empresa no Brasil. Atualmente, existem cerca de 20 milhões de empresas no país. No ano de 2020, com a chegada da pandemia, o número de microempreendedores individuais cresceu 14,8%. De acordo com a matéria da Agência Brasil, foi o maior número de pessoas na história nacional que se ingressou no empreendedorismo. Nos dias de hoje, ainda é possível ver o resultado da crise gerada pelo Corona vírus, onde brasileiros buscam alternativas de renda por meio do próprio negócio.

*Para maiores esclarecimentos, caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com a Padma Marcas e Patentes. Clique aqui e converse com um dos nossos agentes.

Global Network Community Internet Concept
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Verena Raymundo

Verena Raymundo

Jornalista de formação e viajante por paixão. Para você que gosta de conhecer novas culturas e lugares diferentes, essa é a coluna certa. Vou compartilhar dicas de destinos que possam agregar diversão e conhecimento. Vamos embarcar nesta viagem? Vem comigo!

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial. Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.