Profissional formado pela FACCAT recebe menção honrosa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU)

Arquiteto José Luís Tomaz se destaca no concurso de educação urbanística e ambiental no ensino fundamental

Formado pelas Faculdades FACCAT, o arquiteto José Luís Tomaz de Souza recebeu menção honrosa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) referente ao concurso de educação urbanística e ambiental no ensino fundamental chamado “CAU-Educa”. O ex-aluno apresentou o artigo “Ações do Arquiteto e Urbanista na Escola Estadual José Firpo”, em Lucélia (SP).

O trabalho demonstrou as atividades realizadas pelo arquiteto e urbanista na escola em Lucélia e nos projetos ASA e CCJ, ambos em Adamantina, principalmente, com os alunos do ensino fundamental, para os quais Tomaz buscou ensinar noções de Arquitetura, Urbanismo e práticas de Construção Civil, sempre baseado em suas experiências profissionais: primeiro, com construções edilícias; entre 2010 e 2015, como estudante de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades FACCAT; para depois de formado, a partir de 2016, também, com projetos arquitetônicos, em Lucélia e cidades vizinhas, localizadas na região Oeste paulista.

O arquiteto José Luís Tomaz explicou que o artigo apresentado no “CAU-Educa” é uma continuidade do seu trabalho de conclusão de curso, no qual analisou a escassez da mão de obra no universo da construção civil. “O trabalho apresentado no concurso é resultado de um projeto social, pois a gente acredita que podemos influenciar as futuras gerações. A escassez de mão de mão de obra é reflexo da falta de interesse dos jovens. Por isso, o projeto tem por objetivo mostrar para as crianças o universo da construção civil que oferece uma série de oportunidades, além de destacar a importância da arquitetura na sociedade”, explicou.

Para o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Faccat, Valentim César Bigeschi, a menção honrosa recebida pelo ex-aluno José Luís Tomaz é motivo de orgulho para a instituição. “O CAU-Educa é um concurso público de abrangência nacional para seleção e premiação de melhores propostas, executadas ou não, de ações de valorização da Arquitetura e do Urbanismo, focadas nos anos iniciais de formação do cidadão, para se tornarem referências em educação sobre Arquitetura e Urbanismo nas escolas de todo o país”, explicou.

O “CAU-Educa” é voltado à seleção e premiação em duas modalidades: Práticas Pedagógicas de Educação Urbanística; e Ações de Arquiteto e Urbanista na Escola. “Nosso ex-aluno recebeu menção honrosa na modalidade Ações de Arquiteto e Urbanista da Escola. Ele desenvolveu um estudo de caso do projeto Arquitetura e Ciências da Construção Civil na Escola”, informou Bigeschi.

O CAU é a autarquia federal que possui a função de “orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de arquitetura e urbanismo”.  O concurso nacional “CAU-Educa” foi estruturado a partir de uma metodologia que incluiu: Pesquisa com crianças, professores e profissionais; Estudos de Caso; Estudo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). Constitui-se a referência nacional para todas as instituições de ensino na formulação de seus currículos, independentemente do método pedagógico, em todos os municípios e Distrito Federal.

O ex-aluno José Luís Tomaz receberá a menção honrosa durante 27º Congresso Mundial de Arquitetos será realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 18 e 22 de julho. “Agradeço à FACCAT por sempre apoiar o desenvolvimento de trabalhos de extensão e pesquisa. Durante o curso, nós sempre recebemos esse isentivo”, comentou.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial. Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.