Pesquisar
Close this search box.

O que você precisa saber para iniciar a última semana de junho: Resumão Covid-19 Tupã

Na próxima quarta-feira (30) encerramos o primeiro semestre do ano de 2021, e certamente para grande maioria dos Tupãenses foram seis meses intensos e de “sobrevivência”, seja na esfera contra o vírus, no luto de ter perdido alguém especial e amado, ou na batalha financeira que deixou muita gente de cabelo em pé, mas enfim: ESTAMOS VIVOS e o segundo semestre vem aí!

As notícias embora animadoras para nosso município são também de alerta; estamos iniciando um ciclo com maior número de pessoas vacinadas, taxa de mortalidade reduzindo, mas não deixe que um cenário perspectivo bom, tire seu foco na prevenção contra o vírus.

A situação ainda é preocupante e muitas pessoas podem perder a vida.

Dia D para os faltosos na vacinação contra o covid-19

A população a partir de 45 anos que não participou ainda da campanha de vacinação contra a covid-19 poderá receber a primeira dose do imunizante na próxima segunda-feira (28). Na mesma data também serão atendidos profissionais da educação, gestantes e puérperas.

O “Dia D” para faltosos ocorrerá das 8h às 16h, apenas na tenda instalada no pátio da antiga FEPASA.

A secretaria de Saúde destaca que aqueles que deixaram de participar nas datas agendadas anteriormente por terem contraído a covid-19 precisam apresentar o teste de laboratório. Uma vez que, é importante aguardar até a recuperação clínica total – pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas a partir do primeiro resultado positivo do exame.

As pessoas de 45 anos ou mais devem levar CPF e comprovante de residência, pois, em razão do número restrito de doses, a vacinação prioriza o atendimento de moradores de Tupã. Para os profissionais da educação é imprescindível apresentar o QR Code (comprovante digital) do Vacina Já – Educação.

As grávidas e mães com até 45 dias após o parto, devem portar a caderneta de acompanhamento gestacional. O cadastro no site vacinaja.sp.gov.br é muito importante para reduzir o tempo de espera nas filas, seja para quem vai de carro ou moto, ou para os que comparecerem a pé.

A Prefeitura ainda não divulgou as datas de vacinação para os grupos abaixo de 41 anos, a informação deve ser divulgada amanhã. O prefeito Caio Aoqui enfatizou na última sexta-feira (25) que as data são apenas divulgadas com as doses já no munícipio, para não ocorrer a falta de imunização dos grupos já divulgados.

Casos de mortes por Covid em Tupã diminuíram 42,8% após lockdown

O prefeito Caio Aoqui, acompanhado do vice-prefeito Renan Pontelli e do secretário de Saúde, Miguel Ângelo de Marchi, realizaram coletiva na tarde desta sexta-feira (25/06), apresentando os resultados do período de intensificação das medidas restritivas, popularmente conhecido como lockdown, adotado por Tupã e outros 7 municípios da microrregião entre os dias 3 e 6 de junho.

Segundo os dados, entre os dias 24 de maio e 2 de junho, Tupã registrou 28 casos de óbito. Já no período de 10 dias após a intensificação das medidas restritivas, entre os dias 7 e 16 de junho, foram registrados 16 óbitos, o que representa uma diminuição de 42,8% nos casos de morte em decorrência da Covid.

De acordo com o comparativo, nos 10 dias antes do lockdown, Tupã contabilizou 1.046 novos casos positivos, enquanto que nos 10 dias após a medida esse número caiu para 736 casos, ou seja, uma redução de 29,6% no total de novas pessoas contaminadas na cidade.

A diminuição dos casos positivos também refletiu nos casos negativos da doença. Segundo o balanço, Tupã havia registrado 842 casos descartados no período anterior à medida, número que aumentou para 1.040 no período posterior.

O dado mais positivo é em relação aos casos suspeitos, que caíram pela metade. No período de 24 de maio a 2 de junho, Tupã notificou 1.641 novos casos suspeitos. Já entre os dias 7 e 16 de junho esse número caiu para 799, o que representa uma diminuição de 51,31%.

CASOS DE COVID EM TUPÃ 10 DIAS ANTES E DEPOIS DO LOCKDOWN
 ÓBITOSSUSPEITOSPOSITIVOSNEGATIVOS
ANTES281.6411.046842
DEPOIS167997361.040
VARIAÇÃO-42,8%-51,31%-29,6%+23,5%

Tupã recebe mais 3 mil testes rápidos de Covid

A cidade de Tupã recebeu nesta semana mais 3 mil testes rápidos para Covid-19. Os kits de testagem, que foram entregues ao prefeito Caio Aoqui e ao vice-prefeito Renan Pontelli, foram viabilizados pelos deputados estadual Reinaldo Alguz e federal Enrico Misasi, atendendo à reivindicação do vereador Antônio Brito.

O prefeito Caio Aoqui destacou a importância dos testes, lembrando que a testagem contínua da população é fundamental para evitar a propagação da doença.

“Esses testes vêm em muita boa hora, porque a prefeitura de Tupã, através do Laboratório Municipal, foi umas pioneiras no país e no estado a intensificar a testagem da população. Somente no mês passado realizamos cerca de 3.500 testes Swab, ou seja, esses testes realmente vêm contribuir para que possamos continuar testando nossa população. A testagem é fundamental porque nos permite diagnosticar, acompanhar e tratar os casos positivos com maior rapidez e eficácia, minimizando assim os riscos de transmissão da doença”, afirmou.

Boletim do coronavírus divulgado ontem (26) às 13h28 pelo Paço Municipal

Segundo os dados, mais 1 caso de óbito foi registrado, tendo como vítimas um homem de 77 anos. Com o novo óbito sobe para 233 o número de pessoas que morreram em decorrência da Covid em Tupã desde o início da pandemia.

Foram registrados mais 74 casos negativos e 24 novos casos positivos. Outros 31 suspeitos foram notificados e mais 58 pacientes venceram a doença e são considerados recuperados.

A prefeitura já realizou um total de 25.528 exames, com 17.293 resultados negativos. Já o número de casos confirmados chega a 8.204, sendo 484 ainda em período de transmissão. A cidade conta com 31 casos suspeitos e até o momento, 7.487 pacientes já se recuperaram da doença em Tupã.

A taxa de ocupação dos 25 leitos de UTI está em 100%, com 18 pacientes de Tupã (72% do total) e 7 da região (28%), sendo 1 paciente de Bastos, 2 de Queiroz, 1 de Marília 2 de Iacri e 1 de Rinópolis. A taxa de ocupação dos 20 leitos clínicos (enfermaria) também está em 100%, com 13 pacientes de Tupã (65%) e 7 pacientes da região (35%), sendo 3 de Bastos, 1 de Juliânia, 1 de Rinópolis, 1 de Queiroz e 1 de Iacri. Ainda segundo os dados, dos 5 leitos extras, 2 estão ocupados (40%), ambos pacientes de Tupã.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.