Pesquisar
Close this search box.

É falsa mensagem sobre cadastro para “xepa” da vacina contra a Covid-19 em Tupã, informa Secretaria de Saúde

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, desmentiu no início desta semana, a falsa informação repassada nas redes socais, sobre a possibilidade de pessoas de acima de 50, sem comorbidades, se inscreverem nas unidades de saúde para receber as doses remanescentes das vacinas contra a Covid-19, também conhecidas como “xepa” da vacinação.

A chefe do setor de Vigilância Epidemiológica, Juliana Yuri, explicou que quando há disponibilidade, essas doses remanescentes devem ser aplicadas conforme o prazo de validade e somente em pessoas dos grupos prioritários previstos no Plano de Operacionalização da Vacinação (PNO) do Ministério da Saúde.

Ela esclareceu também que a vacina Coronavac e a vacina da Pfizer precisam ser usadas em até 6 horas após a abertura do frasco enquanto a vacina AstraZeneca/Oxford pode ser utilizada em até 48 horas depois de aberta, desde que mantida na temperatura de 2 a 8 graus celsius.  

Ainda de acordo com ela, em Tupã a Secretaria de Saúde somente abre novos frascos de vacinas de acordo com a necessidade, levando em consideração a quantidade de doses por embalagem, seus prazos de validade e o número de pessoas aguardando na fila. Esse cuidado, segundo ela, tem possibilitado a imunização do maior número de pessoas possível, além de evitar doses remanescentes ou desperdício de vacinas.

“Essa informação de que as pessoas acima de 50 anos, sem comorbidades, podem ligar nas unidades de saúde e se cadastrar para receber a xepa da vacina, infelizmente é mais uma fake news. Estamos trabalhando com muita seriedade para que todos os frascos de vacina que recebemos sejam efetivamente utilizados dentro de seu prazo de validade, atendendo o maior número de pessoas e seguindo rigorosamente as faixas de vacinação determinadas pelo Governo do Estado de São Paulo”, afirmou.

Além de criar na população uma falsa expectativa quanto a possibilidade de se vacinar contra a Covid, a fake News infelizmente também tem prejudicado os trabalhos nas unidades de saúde, devido ao grande número de pessoas que estão entrando em contato para confirmar se a informação procede.

Assessoria de Imprensa Prefeitura

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.