Pesquisar
Close this search box.

Santa Casa de Tupã agora tem 50 leitos exclusivos para coronavírus

Com ampliação, UTI está com 25 leitos, mais 20 de enfermaria e 5 extras, todos exclusivos para Covid.

Em virtude da parceria com sete municípios da microrregião de Tupã, desde o início de junho a Santa Casa pode atender 25 pacientes na UTI Covid-19. Os 10 novos leitos estão disponíveis para a população local e pessoas de cidades em que o sistema de saúde esteja superlotado.

A Santa Casa possuía 10 leitos na chamada UTI – B. Eles foram transformados e adequados ao atendimento de casos confirmados da doença, graças a uma subvenção de R$300 mil. “Isso é resultado da união entre os prefeitos de Arco-Íris, Bastos, Herculândia, Iacri, Parapuã, Queiroz, Rinópolis e Tupã. É um ganho muito importante para nós e para toda a região”, declarou o prefeito Caio Aoqui. Os gestores da irmandade solicitaram autorização de abertura para a DRS – IX de Marília, aproveitaram o pessoal efetivo e investiram na reestruturação dos equipamentos.

Esta é a terceira ampliação no número de leitos disponíveis para tratamento intensivo de pessoas infectadas pela doença no município. No fim do ano passado foram ampliados 5 leitos de UTI e Enfermaria, e no mês passado a Prefeitura de Tupã viabilizou que uma das médicas da Atenção Básica assumisse turno integral na Santa Casa, possibilitando a criação de mais 5 leitos extras. “Em 8 meses nós dobramos o número de vagas disponíveis, porém se a população não colaborar e diminuirmos a transmissão, nada vai adiantar”, completou o prefeito.

Além disso, a administração municipal designou quatro novos auxiliares de enfermagem para atuar na Santa Casa. O aumento no quadro de funcionários permite que os 5 leitos sejam ativados quando necessário. Conforme o vice-prefeito Renan Pontelli, isto evita que o sistema de saúde municipal entre em colapso. “Somando os 20 leitos clínicos, os 25 leitos de UTI e os 5 leitos extras, Tupã pode chegar a atender 50 pessoas simultaneamente. No entanto, precisamos evitar a proliferação da doença, para que a cada dia as taxas de ocupação estejam mais baixas”.

As instituições de saúde vinculadas à Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo são monitoradas pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS). Este sistema coordena a disponibilidade de leitos para quadros de urgência e emergência.

“Desde o início da pandemia, os especialistas alertavam a população sobre a possibilidade de colapsar o sistema de saúde. Por isso, já recebemos pessoas de outras regiões, e pode ser que pessoas daqui sejam transferidas para fora da cidade. Nosso esforço deve ser para não precisarmos de leitos, porque estaremos sempre à disposição para salvar e acolher vidas”, declarou o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.