Pesquisar
Close this search box.

APAE Tupã comemora 53 anos de existência neste sábado (22)

No município, 220 pessoas com deficiência e suas famílias são atendidas

A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Tupã celebra amanhã, 22 de maio, 53 anos de fundação, com inúmeros trabalhos em prol das pessoas com deficiência e suas famílias, regados com muita atenção e carinho.

Desenvolve suas atividades desde 1968 na área de assistência social e educação. Em 2008 a entidade firmou convênio para prestar atendimento na área da saúde e, desde o dia 28 de janeiro de 2014, teve seus serviços ampliados com a instalação da Residência Inclusiva.

A APAE é uma entidade civil, beneficente de assistência social, com fins não econômicos, de caráter educacional, cultural, assistencial, da saúde, com duração indeterminada, sem distinção de raça, cor, condição social, credo político e religioso é mantida através de convênios firmados com órgãos públicos, doações da comunidade e promoções, sendo que essa renda é convertida ao atendimento específico aos usuários da instituição.

Em nota, a associação divulgou que atende hoje 220 pessoas com deficiência e suas famílias, além de contar com uma unidade de acolhimento institucional para jovens e adultos com Deficiência na modalidade Residência Inclusiva.

A APAE de Tupã faz parte da Federação Nacional das APAES, é inscrita nos Conselhos Municipais da Assistência Social, dos Direitos da Criança e dos Adolescentes, de Direitos do Idoso e o de Direitos da Pessoa com Deficiência.

O trabalho é desenvolvido em parceria com a rede setorial na área da Saúde, respaldada pela DRS de Marília, onde são realizadas avaliações trimestrais, com as devidas prestações de conta do serviço executado; na área da Educação, contamos com apoio da Diretoria de Ensino de Tupã, onde a equipe gestora da Escola de Educação Especial Marly Elizabeth Messas Pimentel – APAE, recebem as devidas orientações técnicas; e na área da Assistência Social o trabalho é desenvolvido em rede com o CREAS, os CRAS, o Conselho Tutelar, FORUM, Delegacia de Polícia e também contamos com a DRADS de Marília.

História

Em 22 de maio de 1.968 nas dependências do Parque Infantil Stélio Machado Loureiro, foi fundado o Centro Pedagógico São Lucas de Tupã sob a orientação da pedagoga Profª Laura Pereira dos Santos. As atividades iniciaram-se com o atendimento à 20 pessoas com deficiências.

Já em 26 de abril de 1.972, o Centro Pedagógico São Lucas de Tupã foi extinto sendo realizada a primeira Assembléia Geral com a finalidade de eleger a Diretoria e o Conselho Deliberativo e Fiscal da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Tupã sociedade civil de caráter assistencial, filiada à Federação Nacional das APAEs, com seu próprio Estatuto.

Desde 1972, a APAE de Tupã realiza seus atendimentos em sede própria situada, na zona leste do município à AV. Arthur Fernandes nº 780, Parque Bela Vista, presta os serviços da proteção social especial com co-financiamentos estadual e federal.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.