Pesquisar
Close this search box.

Coronavírus: Maio é marcado por mortes precoces em Tupã

O Tupãense Notícias presta uma singela homenagem aos que já partiram! Proteja quem você ama, e a si mesmo!

A Prefeitura está decretando estado de emergência no município contra a Covid-19. De acordo com o decreto 8.967, que está sendo publicado nesta quinta-feira (20/05), a prefeitura adotará novas medidas emergenciais para combater o aumento de casos de coronavírus na cidade.

De acordo com o prefeito Caio Aoqui, o objetivo da medida, que vai vigorar nos próximos 60 dias, é reforçar as equipes de saúde responsáveis pelo atendimento aos pacientes de Covid. Segundo o chefe do Executivo, a Santa Casa tem enfrentado sérias dificuldades para fazer frente ao grande aumento de casos positivos da doença registrados nos últimos dias, principalmente devido ao crescimento do número de servidores nas áreas de serviços considerados essenciais afastados da função por suspeita ou efetiva contaminação pela Covid.

Caio explicou que a situação se agrava ainda mais pelas dificuldades que a Santa Casa tem enfrentado para contratar novos profissionais de saúde dispostos a trabalhar em situação de risco. Para tentar solucionar o impasse a prefeitura poderá ceder temporariamente, e em caráter excepcional, funcionários da Secretaria Municipal da Saúde e do Consórcio Regional Intermunicipal de Saúde (CRIS) para ajudar nos atendimentos da Santa Casa.

Segundo Caio, a medida é necessária para garantir que a Santa Casa tenha material humano adequado para manter o atendimento à população. “Infelizmente a Santa Casa está enfrentando uma situação crítica justamente neste período em que registramos pico da doença na nossa cidade, com a perda de funcionários e a dificuldade de encontrar profissionais da contratar. Não podemos ficar de braços cruzados e buscamos uma forma de ajudar o hospital a continuar mantendo o atendimento aos pacientes de Covid, realocando funcionários da Secretaria da Saúde e do CRIS para reforçar as equipes da Santa Casa”, explicou.

O secretário municipal de Assuntos Jurídicos, João José Pinto – “JJ”, destacou que o redirecionamento de servidor público para execução de suas atribuições (e de outras correlatas) em outros locais é permitido pela lei em casos de necessidade imperiosa de serviço, de caráter emergencial e temporário.

Confira o último boletim divulgado pela Prefeitura Municiapal

Mais dois casos de óbito por coronavírus foram registrados em Tupã. De acordo com o balanço epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (19/05), as novas vítimas são um homem de 51 anos e uma mulher de 83.

Com os novos óbitos, chega a 162 o número de mortes desde o início da pandemia.  Ainda segundo os dados, mais 94 casos suspeitos foram negativados e 79 novos casos positivos foram registrados. Outros 159 novos casos suspeitos foram notificados e mais 81 pacientes venceram a doença e são considerados recuperados.

Com esses dados, a prefeitura já realizou um total de 19.923 exames, com 14.220 resultados negativos. Já o número de casos confirmados chega a 5.535, sendo 632 ainda em período de transmissão. Até o momento, 4.741 pacientes já se recuperaram da doença em Tupã.

O boletim desta quarta-feira ainda contabiliza a taxa de ocupação em relação a 15 leitos de UTI. Com 15 pacientes de Tupã, a UTI da Santa Casa está com 100% de ocupação. A partir desta quinta (20) a ocupação da UTI passará a ser calculada com novos leitos abertos pela Santa Casa em parceria com a Prefeitura, podendo chegar a 20. Já a taxa de ocupação dos 20 leitos clínicos (enfermaria) destinados aos pacientes de coronavírus também está em 100%, com 17 pacientes de Tupã (85%) e 3 pacientes da região (15%), sendo todos de Iacri.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.