Pesquisar
Close this search box.

CAPS de Tupã dispõe de equipe multidisciplinar para atendimento em saúde mental

No dia 18 de maio (terça-feira) é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A data é relembrada em Tupã pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que neste ano redobrou a atenção com a saúde mental da população em razão dos impactos da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o enfermeiro do CAPS, Herman Velásques Felipus, a unidade está aberta para atendimento ao público, de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h. “Nós recebemos os pacientes encaminhados pela rede de assistência em saúde, por demanda espontânea, e casos em que o transtorno mental foi identificado por um familiar”, exemplificou.

População pode procurar apoio diretamente na unidade ou solicitar encaminhamento

O acolhimento aos pacientes e o direcionamento para os serviços especializados ocorre no local porque o município dispõe de uma equipe multidisciplinar e totalmente técnica. “Temos psiquiatras, psicólogos, uma terapeuta ocupacional, uma assistente social, um enfermeiro e auxiliares de enfermagem preparados para receber e direcionar os atendidos ao tratamento apropriado”, explicou a diretora do departamento de Saúde Mental, Nilcéa Guandalini.

Os cuidados com a saúde mental ganharam mais destaque durante os últimos meses. Segundo o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, a mudança na rotina social e os desafios impostos pela crise na saúde mundial trouxeram o tema para centro das discussões, e a cada dia os tabus da atenção psiquiátrica diminuíram.

“Precisamos romper com o preconceito e a vergonha por buscar auxílio psicológico. Por meio do sistema público de saúde, nossa população tem acesso integral, universal e gratuito a serviços de acompanhamento médico e especializado. E o alerta é para sempre deixar o receio de lado e buscar ajuda quando necessário”.

O CAPS II de Tupã está localizado Rua Nhambiquaras, 871 (esquina com a Avenida Tapuias). Os telefones para contato são (14)3491-2311 e (14)3491-2061.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.