Pesquisar
Close this search box.

Curiosidades sobre a doação de sangue e motivos para você começar a doar hoje

Caríssimos leitores e seguidores, hoje nós vamos “conversar” um pouquinho sobre DOAÇÃO.

Doação em seu sentido literal é  entregar-se; demonstrar dedicação a uma causa ou pessoa.

Mais que isso, doação é ato voluntário, ato de amor, ato de transformação, de renúncia e entrega de amor ao próximo , é um ato que salva vidas…

Falando em doação, você já doou sangue alguma vez na vida?

Conhece alguém que já doou?

Sabe como e por que doar?

Algumas curiosidades sobre a doação de sangue e muitos motivos positivos para você começar já a doar sangue:

  1. Em cada doação, uma pessoa doa, no máximo, 450 ml de sangue e essa única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. Ou seja, menos de 10% de todo o sangue do seu organismo. Esse volume é reposto em 24 horas pelo organismo.
  2. Em cerca de um dia, o organismo já repõe a quantidade de sangue que foi retirada na doação.
  3. De forma gratuita, serão feitos exames do seu sangue  para Hepatite B e C, Sífilis, Doença de Chagas, AIDS e para detecção dos vírus HTLV I e II, conforme legislação vigente.
  4. O sangue humano  é insubstituível. Se há a necessidade de transfusão, mesmo que haja alguns produtos sintéticos que podem até retardar, infelizmente nenhum cientista ainda encontrou outra maneira de atender alguém que precise de sangue, além da doação.
  5.  Não há risco de contrair doenças durante a doação. Além de todo material utilizado durante a coleta ser esterilizado e descartável, todos os candidatos a doação são submetidos a uma entrevista clínica, onde serão avaliados os critérios de doação, conforme legislação vigente do Ministério da Saúde/Agência.Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Sendo assim, não há nenhum risco de contrair qualquer doença durante a doação.   
  6. O doador tem direito a um dia de folga no trabalho. Voluntários que doarem sangue têm direito a um dia de folga a cada 12 meses trabalhados (Direito dos Trabalhadores/CLT). Então doou sangue, pede o atestado e a empresa não conta como dia de falta.
  7. Doar sangue não dói. Sabe aquela picada de abelha?  Então, a dor não passa        desse ponto. É como tirar sangue para exames de rotina.
  8. Os bancos de sangue são ambientes limpos, higienizados constantemente e com todo o cuidado preventivo contra o Coronavírus. A maioria dos bancos coletores ainda  servem uns lanchinhos , bolos e bolachas com sucos, café, água , etc, para você repor suas energias antes de ir para casa.

Então? Por que não doar?

Não há uma desculpa ou impedimento para você fazer, 4 pessoas doentes ou acidentadas terem chance de cura ou sobrevida.

Os bancos de sangue de toda nossa região estão sem estoque com tantas pessoas adoecendo principalmente nesta pandemia com sequelas graves causadas pelo Coronavírus. O número de bolsas de sangue disponíveis nunca esteve tão baixo.

Precisamos de pôr a mão na consciência e por o coração na frente, ser resilientes, ou seja, colocarmos no lugar de quem precisa receber o sangue, da mãe que pode perder seu filhinho, do filho que pode perder seu pai idoso em sofrimento, da esposa que depende disso para ter seu marido de volta em casa.

Há poucos dias, um exemplo de atitude e de amor ao próximo, foi do empresário pompeiense Carlos Augusto Reis, proprietário da RCR Sports. Através de suas redes sociais, de seus alunos da academia (galera da sáude) e uma vasta rede de contatos com outros empresários e amigos, planejou uma carreata, oferecendo “caronas solidárias”, servindo um café da manhã no capricho. Houve até mimos oferecidos para incentivar ainda mais.

A caravana saiu junta num sábado de manhã e sabemos que naquela semana várias pessoas sensibilizadas pelo seu ato, foram voluntariamente até o Banco de Sangue de Marília.

Fica ai o exemplo e muitos motivos para você ser um doador de sangue voluntário.

Alguns doadores na ação da Academia RCR Sports de Pompéia/SP: Andréa Gomes, Arthur Natal, Carlos Augusto Reis, Joyce Rosa, Tiago da Silva Gimenes e Thais Rodrigues.

Mais informações  para quem quer doar sangue:

*na cidade de Tupã:

Banco de Sangue da Santa Casa de Tupã
Local: Rua: Manoel Ferreira Damião, 444 – Tupã/SP
Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira das 07h30 às 12h.

*na cidade de Marilia e região:

Informações 14 3404-5555 – ramal 5598

https://www.facebook.com/Hemomarilia/http://www.famema.br/hemocentro/

Telefone : (14) 3402-1851

Rua Lourival Freire, 240 – Bairro Fragata 17519-050 Marília, SP

Se gostou dessa matéria, compartilhe e indique nosso site para mais pessoas.

A solidariedade e o amor se faz mais que necessário.

Hoje pode ser um desconhecido, não importa…

Mas e amanhã?

E se fosse você?

O bem maior e verdadeiro é  sempre àquele que se faz sem olhar a quem.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.