Amanhã é o Dia Mundial da Água

Tupã é uma das cidades destaques no tratamento da água e esgoto do estado de São Paulo

Criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o dia 22 de março, data que comemora o Dia Mundial da Água, busca conscientizar toda a população sobre o consumo consciente deste recurso finito e essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos.

Tupã, que já recebeu certificado de “Excelência no Atendimento de Água e Esgoto” durante o 62º Congresso Estadual de Municípios (CEM) em 2018, possui 100% de água potável, além de 100% de esgoto coletado e 100% de esgoto tratado. Segundo dados da Sabesp, por dia a empresa produz aproximadamente 13 milhões de litros de água no município e que são distribuídos por 10 reservatórios para toda a cidade.

Para isso, a Sabesp, empresa responsável pela captação de toda a água e tratamento, utiliza 14 poços, sendo 13 no Aquífero Bauru e um do Aquífero Guarani, para atender o município. Para atender os distritos de Varpa, Parnaso e Universo, a empresa utiliza 4 poços.

Para o tratamento da água e distribuição à população, a Sabesp informou que submete a água dos poços à cloração e fluoretação, que tem por objetivo eliminar todos os micro-organismos, manter a qualidade da água durante a distribuição e reduzir o aparecimento de cáries dentárias. Vale ressaltar que todos os procedimentos da Sabesp em relação tratamento de água atendem a consolidação nº 5 do anexo 20 do Ministério da Saúde.

Eudóxio Blanco, gerente da Sabesp de Tupã, explicou que a empresa trabalha constantemente para manter a qualidade da água para consumo de toda a população da cidade e distritos.

“O serviço prestado pela Sabesp é de grande qualidade, onde os servidores mantem trabalhos até mesmo em feriados e finais de semana para assegurar que toda a rede funcione adequadamente”, contou.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Rodrigues – Zé Vinagre, ainda ressaltou que o município conta com 522 nascentes, que é a água que brota dos lençóis subterrâneos, podendo garantir água de qualidade.

“A conservação de nascentes é de extrema importância, pois através delas é possível atender as necessidades do campo, da cidade e da rica biodiversidade da região. Por isso, é importante que proprietários rurais que identificarem nascentes, protejam elas, cercando a área, retirando folhas, raízes, plantas invasoras e terras que possam deslizar de encostas e barrancos e impedir o caminho da água”, disse.

O titular da Pasta ainda ressaltou que a conservação do solo é fundamental na proteção de nascentes e de suas margens para evitar a erosão hídrica. “Além disso, o plantio de espécies nativas na encosta das nascentes é recomendado. Para isso, os produtores rurais podem solicitar os serviços da Secretaria por meio do Viveiro Municipal, que distribui inúmeras espécies de mudas nativas e apoiam este cuidado”, explicou.

O prefeito Caio Aoqui também ressaltou que este ano, mesmo sem ações referentes ao Dia Mundial da Água, é importante lembrar que o município mantêm recursos para garantir que haja água potável para todos, mas que a conscientização sobre a mesma é de extrema importância.

“Refletir sobre a preservação dos recursos naturais é um papel de todos. Precisamos rever muitos de nossos hábitos do dia a dia, passando a adotar uma postura mais responsável em relação ao meio ambiente e ao planeta. Que nesta data e todo o resto do ano, possamos agir de forma mais consciente”, refletiu.

O vice-prefeito Renan Pontelli ainda reforçou a importância dos trabalhos da Secretaria Municipal de Agricultura e da Sabesp para levarem água potável a todos.

“Já estive à frente da Secretaria e tenho em mente que manter a natureza e seus recursos em constante qualidade gera bem estar para toda a população. Por isso, que nesse dia 22 possamos lutar ainda mais pelo meio ambiente”, reforçou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.