Asteroide gigante de 1 km de diâmetro passa perto da Terra neste domingo

Um asteroide com a largura da Ponte Rio-Niterói, um quilômetro de diâmetro e cerca de 240 milhões de toneladas vai passar “próximo” da Terra neste domingo (21).

Ainda que ele seja classificado como “potencialmente perigoso” pela Nasa, o risco de colisão com o nosso planeta é praticamente inexistente.

A rocha espacial batizada de 231937 (2001 FO32) será o maior e mais rápido asteroide a passar nas proximidades da Terra neste ano, proporcionando aos astrônomos “uma rara oportunidade de se observar uma relíquia rochosa que se formou no início do nosso Sistema Solar”, de acordo com a Nasa.

Ela atingirá seu ponto de maior proximidade com a Terra por volta das 13h (horário de Brasília).

Mas por que o asteroide é considerado perigoso se não há risco de colidir com a Terra?

Segundo o Centro de Estudos de Objetos próximos à Terra (CNEOS), da Nasa, para ganhar o status de perigoso, é necessário que a órbita de um asteroide cruze com a da Terra com uma distância inferior a 7,5 milhões de quilômetros. Além disso, a rocha precisa ter um diâmetro superior a 140 metros.

E o asteroide em questão atendeu a todos esses requisitos com sobra. Se tudo ocorrer como o previsto pelos pesquisadores, ele vai passar a uma distância mínima de cerca de 2 milhões de quilômetros de nós —o que equivale a 5,25 vezes a distância média entre a Terra e a Lua —com uma velocidade de quase 124 mil km/h.

Fonte: TILT UOL

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial. Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.