Pesquisar
Close this search box.

Restrições impostas pelo Plano SP fazem Sincomerciários adiar eleições

O Sincomerciários Tupã emitiu nesta segunda-feira (15) nota na qual comunica a mudança das eleições sindicais que estavam programadas para acontecer no dia 16 de março.

Seguindo o estatuto, a diretoria fixou a data para nova eleição em 1 de abril. “Levando em conta o atual cenário, não seria possível a participação dos comerciários no pleito, por isso definimos pela alteração”, justificou o presidente da entidade, Amauri Mortágua.

“O novo decreto impede, inclusive, atividades administrativas internas nas lojas, o que impossibilitaria a coleta dos votos, que é feita no local de trabalho dos comerciários”, detalhou o vice-presidente do Sincomerciários, Celso Bozza.

Manifestação democrática
Para facilitar e permitir a participação de todos os sindicalizados a entidade adota o sistema de Mesa Coletora Itinerante de votos.

Neste processo a urna vai até o local de trabalho dos eleitores aptos a participar e coleta os votos em todas as cidades que compõem a base territorial do sindicato.

A legislação trabalhista determina a obrigatoriedade do voto, razão pela qual, prevê que todos os estabelecimentos comerciais disponibilizem espaço próprio para a realização da eleição dentro da firma, no horário comercial, quando a Mesa Coletora Itinerante passar pela empresa, e pelo tempo necessário de coletar o voto de todos os empregados.

“O processo de eleição no Sindicato é fundamental para a democracia interna em nossa entidade. Serve para legitimar a representatividade da categoria profissional”, destacou Amauri, explicando que a diretoria eleita permanece frente à entidade por um período de quatro anos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.