Restrições impostas pelo Plano SP fazem Sincomerciários adiar eleições

O Sincomerciários Tupã emitiu nesta segunda-feira (15) nota na qual comunica a mudança das eleições sindicais que estavam programadas para acontecer no dia 16 de março.

Seguindo o estatuto, a diretoria fixou a data para nova eleição em 1 de abril. “Levando em conta o atual cenário, não seria possível a participação dos comerciários no pleito, por isso definimos pela alteração”, justificou o presidente da entidade, Amauri Mortágua.

“O novo decreto impede, inclusive, atividades administrativas internas nas lojas, o que impossibilitaria a coleta dos votos, que é feita no local de trabalho dos comerciários”, detalhou o vice-presidente do Sincomerciários, Celso Bozza.

Manifestação democrática
Para facilitar e permitir a participação de todos os sindicalizados a entidade adota o sistema de Mesa Coletora Itinerante de votos.

Neste processo a urna vai até o local de trabalho dos eleitores aptos a participar e coleta os votos em todas as cidades que compõem a base territorial do sindicato.

A legislação trabalhista determina a obrigatoriedade do voto, razão pela qual, prevê que todos os estabelecimentos comerciais disponibilizem espaço próprio para a realização da eleição dentro da firma, no horário comercial, quando a Mesa Coletora Itinerante passar pela empresa, e pelo tempo necessário de coletar o voto de todos os empregados.

“O processo de eleição no Sindicato é fundamental para a democracia interna em nossa entidade. Serve para legitimar a representatividade da categoria profissional”, destacou Amauri, explicando que a diretoria eleita permanece frente à entidade por um período de quatro anos.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial. Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.