Pesquisar
Close this search box.

Confira o que a Prefeitura Municipal falou sobre a Fase Emergencial

Tupã adota medidas mais restritivas para conter o avanço da pandemia

Além de seguir Plano São Paulo, decreto municipal proíbe atendimento presencial em dois fins de semana

A Prefeitura de Tupã anunciou, na manhã desta sexta-feira (12), medidas mais restritivas para contenção da pandemia de covid-19 no município. O decreto municipal nº 9.007 determina que todos os estabelecimentos da cidade deverão ficar fechados nos sábados, 20 e 27 de março, e domingos, 21 e 28 de março.

O atendimento presencial será proibido nos dois fins de semana inclusive para comércios e prestadores de serviço considerados essenciais, como supermercados, mercearias, conveniências, feiras, padarias, bares e restaurantes. De acordo com o Secretário de Assuntos Jurídicos, João José Pinto – JJ, “a proibição de abertura se estende para reuniões religiosas e eventos culturais. E é claro, para qualquer atividade social que implique aglomerações”, informou.

Nesses quatro dias de fechamento geral, apenas os postos de combustíveis, farmácias e drogarias tem autorização para atender presencialmente. Está proibida venda de bebidas alcoólicas a partir das 20h desta sexta-feira (12) até 5h de segunda-feira (15) em qualquer estabelecimento, e em todas as modalidades comerciais.

Ressalta-se que apenas as bombas dos postos de combustíveis estarão funcionando, as conveniências não tem autorização para abrir.

Conforme anunciado pelo governo do estado de São Paulo, com a permanência do município na Fase Vermelha, a partir de segunda-feira (15), ficará autorizado somente o serviço de entrega em domicílio, seja para restaurantes e congêneres, seja para lojas. Segundo o prefeito Caio Aoqui, está vedada a retirada no local de produtos, a comercialização de bebidas alcoólicas após as 20h, e proibida entrada de crianças com até 12 anos em estabelecimentos considerados essenciais, como supermercados e farmácias.

“Após a liminar do Ministério Público, que suspendeu a autonomia do nosso município de regulamentar as normas para controle da covid-19, temos que seguir a fase emergencial do Plano São Paulo ou podemos responder por crime de responsabilidade civil e administrativa. Por isso, a população estará limitada ao drive-thru, à entrega em domicílio, e às missas e cultos on-line”, afirmou.

A Central de Atendimento do Paço Municipal também estará fechada e atendendo apenas de modo remoto. A população pode entrar em contato com a Ouvidoria pelo 0800 773 1600.

O prefeito destacou que as leis implantadas no município até o momento foram planejadas para conter a doença. No entanto, a falta de leitos para atender pacientes da cidade e de outros municípios, encaminhados para a Santa Casa de Misericórdia de Tupã, obrigam a adoção de regras mais rígidas.

O Secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, foi enfático quanto a necessidade de acabar com a circulação desnecessária, com o cumprimento do toque de restrição no fechamento de praças públicas, e para a suspensão de atividades físicas em ambientes clandestinos.

“Independentemente da quantidade de leitos disponível, precisamos respeitar às normas para que o vírus não continue se espalhando. Não existe tratamento precoce, apenas prevenção com uso de máscara, álcool em gel e manutenção do isolamento social”, informou o médico.

O vice-prefeito Renan Pontelli, ressaltou os esforços do comércio para seguir as normas de controle do vírus, mas que as festas clandestinas e hábitos que descumprem as recomendações dos órgãos de saúde propiciaram o agravamento da pandemia em todo o estado de São Paulo.

“O momento é crítico, devemos recuar dando um passo atrás. E para continuarmos lutando, estamos trabalhando ao máximo para adquirir mais doses de vacina contra a covid-19. Agradeço aos 15 vereadores que votaram a favor do consórcio, pois isto permitirá que Tupã imunize sua população mais rapidamente”, comentou.

Oportunidade Única
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.