Confira o que a Prefeitura Municipal falou sobre a Fase Emergencial

Tupã adota medidas mais restritivas para conter o avanço da pandemia

Além de seguir Plano São Paulo, decreto municipal proíbe atendimento presencial em dois fins de semana

A Prefeitura de Tupã anunciou, na manhã desta sexta-feira (12), medidas mais restritivas para contenção da pandemia de covid-19 no município. O decreto municipal nº 9.007 determina que todos os estabelecimentos da cidade deverão ficar fechados nos sábados, 20 e 27 de março, e domingos, 21 e 28 de março.

O atendimento presencial será proibido nos dois fins de semana inclusive para comércios e prestadores de serviço considerados essenciais, como supermercados, mercearias, conveniências, feiras, padarias, bares e restaurantes. De acordo com o Secretário de Assuntos Jurídicos, João José Pinto – JJ, “a proibição de abertura se estende para reuniões religiosas e eventos culturais. E é claro, para qualquer atividade social que implique aglomerações”, informou.

Nesses quatro dias de fechamento geral, apenas os postos de combustíveis, farmácias e drogarias tem autorização para atender presencialmente. Está proibida venda de bebidas alcoólicas a partir das 20h desta sexta-feira (12) até 5h de segunda-feira (15) em qualquer estabelecimento, e em todas as modalidades comerciais.

Ressalta-se que apenas as bombas dos postos de combustíveis estarão funcionando, as conveniências não tem autorização para abrir.

Conforme anunciado pelo governo do estado de São Paulo, com a permanência do município na Fase Vermelha, a partir de segunda-feira (15), ficará autorizado somente o serviço de entrega em domicílio, seja para restaurantes e congêneres, seja para lojas. Segundo o prefeito Caio Aoqui, está vedada a retirada no local de produtos, a comercialização de bebidas alcoólicas após as 20h, e proibida entrada de crianças com até 12 anos em estabelecimentos considerados essenciais, como supermercados e farmácias.

“Após a liminar do Ministério Público, que suspendeu a autonomia do nosso município de regulamentar as normas para controle da covid-19, temos que seguir a fase emergencial do Plano São Paulo ou podemos responder por crime de responsabilidade civil e administrativa. Por isso, a população estará limitada ao drive-thru, à entrega em domicílio, e às missas e cultos on-line”, afirmou.

A Central de Atendimento do Paço Municipal também estará fechada e atendendo apenas de modo remoto. A população pode entrar em contato com a Ouvidoria pelo 0800 773 1600.

O prefeito destacou que as leis implantadas no município até o momento foram planejadas para conter a doença. No entanto, a falta de leitos para atender pacientes da cidade e de outros municípios, encaminhados para a Santa Casa de Misericórdia de Tupã, obrigam a adoção de regras mais rígidas.

O Secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, foi enfático quanto a necessidade de acabar com a circulação desnecessária, com o cumprimento do toque de restrição no fechamento de praças públicas, e para a suspensão de atividades físicas em ambientes clandestinos.

“Independentemente da quantidade de leitos disponível, precisamos respeitar às normas para que o vírus não continue se espalhando. Não existe tratamento precoce, apenas prevenção com uso de máscara, álcool em gel e manutenção do isolamento social”, informou o médico.

O vice-prefeito Renan Pontelli, ressaltou os esforços do comércio para seguir as normas de controle do vírus, mas que as festas clandestinas e hábitos que descumprem as recomendações dos órgãos de saúde propiciaram o agravamento da pandemia em todo o estado de São Paulo.

“O momento é crítico, devemos recuar dando um passo atrás. E para continuarmos lutando, estamos trabalhando ao máximo para adquirir mais doses de vacina contra a covid-19. Agradeço aos 15 vereadores que votaram a favor do consórcio, pois isto permitirá que Tupã imunize sua população mais rapidamente”, comentou.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial. Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.