Pesquisar
Close this search box.

Maquiagem para pele negra: 5 dicas de como fazer

Olá, meus amados! Hoje vamos falar um pouquinho sobre maquiagem para pele negra.

A maquiagem é usada para ressaltar a beleza e deve ser aplicada de acordo com as necessidades de cada tom e tipo de pele: seca, mista, oleosa, com propensão a acne, com melasma e etc. Para isso, existem algumas técnicas e produtos que atendem essas especificidades.

Pessoas com pele mais escura, por exemplo, são mais propensas a terem hiperpigmentação e possuem mais dificuldade de encontrar o tom certo da base, corretivo e outros produtos.

Vou dar 5 dicas para você arrasar na make:

1- Preparar a pele antes da maquiagem

O cuidado com a pele antes de aplicar os produtos influencia diretamente no resultado final da maquiagem. Independente do tom da pele, é importante hidratá-la bastante, pois isso ajuda a prolongar a duração da maquiagem e evitar o efeito craquelado, quando os produtos se acumulam nas linhas de expressão e causam uma aparência “rachada” e isso não fica legal .
No caso das peles mais retintas, um fenômeno comum é a hiperpigmentação, manchas mais escuras que surgem geralmente em áreas sensibilizadas”. Para resolver essa questão, sugiro o uso de primers e hidratantes com ativos que ajudam na uniformização, como a vitamina c e sempre utilizar o protetor solar.

2- Escolher o tom certo de base

Na hora de escolher a cor da base precisa levar em consideração o nível de oxidação do produto. Essa é uma reação natural entre alguns componentes da fórmula ao pH da pele e o oxigênio do ar, e faz com que a base escureça em alguns minutos de uso. Por isso, a dica é optar por um tom levemente mais claro que a pele.
Além disso, é preciso observar o subtom da pele, isso ajuda a evitar que ela fique acinzentada ou alaranjada com a base. O subtom pode se apresentar de três tons: neutros; quentes, como amarelados, avermelhados e dourados; frios, como esverdeados e azulados.

3- Usar corretivo para ressaltar o rosto

Os corretivos são utilizados para amenizar olheiras. Nesse caso, o ideal é usar um produto de alta cobertura do mesmo tom da pele ou aqueles corretivos de cor. “Por exemplo, se você tiver olheiras com um aspecto azulado ou arroxeado, pode ser interessante aplicar uma leve camada de corretivo na cor laranja antes, para quem tem a pele muito seca pode usar um corretivo mais fluido hidratante.

4- Utilizar sombras e batons de acordo com o seu sub tom

Quando for escolher a cor da sombra e do batom o que vale é a criatividade. Mas observar o subtom da pele pode ajudar a decidir quais cores usar. Se o subtom for mais quente, a dica é usar cores:

Mais puxadas para o amarelo
Terracota
Rosas profundos
Mais alaranjadas.

Já se o subtom for puxado para o frio, opte por cores também mais frias e contrastantes, como:
Rosas mais vivos
Roxos
Azuis
Vinhos

5- Escolher blush e iluminador no tom certo

Além de considerar o subtom, é importante levar em conta a pigmentação do produto. Alguns iluminadores possuem fundo esbranquiçado, que deixam a pele marcada e acinzentada. “Dê preferência aos que dão uma camada de brilho mais translúcida, deixando transparecer apenas o reflexo de suas partículas ou dourado
Outra opção é usar primer luminoso antes de aplicar a base, que deixa a pele mais iluminada e fixa melhor a maquiagem. Quanto ao blush, para obter um efeito mais natural, a dica é priorizar tons terrosos de rosa, pêssego e vinho.

A maquiagem deve ser uma forma de auto expressão que valoriza a criatividade, a beleza e as características naturais de cada pessoa, então meus maiores conselhos são: autoconhecimento, treino e diversão.

Espero que tenham gostado e arrasem na make! Beijos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Darlene Ayalla

Darlene Ayalla

Darlene é maquiadora profissional formada em cursos nacionais e internacionais de maquiagem profissional e artística. É também designer de sobrancelhas, influenciadora digital e embaixadora e maquiadora oficial da franquia Miss Pink Brasil. Possui formação em Recuros Humanos. É apaixonada pelo mundo da beleza e em suas redes sociais traz dicas, passo a passo de makes, cabelos e os últimos lançamentos do mundo da moda. E como colunista do Oficina de Beleza, dará todas as dicas desse universo para você!

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.