Idosos da Casa dos Velhos receberam segunda dose da vacina contra a covid-19

Internos que positivaram para a doença precisam aguardar recuperação total

A Prefeitura de Tupã aplicou, na terça-feira (23/2), a segunda dose da vacina CoronaVac em 29 idosos da Casa dos Velhos e em 39 profissionais que atuam no local. Os internos transferidos para a unidade emergencial Dom Bosco serão vacinados futuramente.

No dia 4 deste mês, a Prefeitura transferiu moradores da instituição para a unidade emergencial Dom Bosco, após ser constatado surto de covid-19. Infelizmente, cinco deles desenvolveram a forma aguda da doença, e faleceram.

Atualmente, 16 idosos da Casa dos Velhos contaminados pelo coronavírus permanecem em isolamento no Dom Bosco. De acordo com a chefe de setor de Vigilância Epidemiológica, Juliana Yuri, o protocolo vacinal para quem contraiu a doença difere do adotado para pessoas que não estão com o vírus no organismo.

“Os infectados só serão vacinados daqui a 30 dias, ou conforme avaliação médica. Uma vez que, recomenda-se adiar a vacinação em casos positivos até a recuperação clínica total, ou quatro semanas depois do início dos sintomas, ou do primeiro resultado do exame”, informou.

O secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, enfatizou que a segunda dose aumenta a segurança para os idosos, principalmente quando aliada aos cuidados para prevenção da doença. “Em duas semanas os anticorpos dos que foram vacinados estarão nos níveis adequados. No entanto, não há dados suficientes para determinar como será a resposta imune deles. Precisamos ficar atentos e continuar monitorando os casos”, informou o secretário.

O prefeito Caio Aoqui lamentou a morte dos cinco moradores da Casa dos Velhos vítimas da covid-19. “Às famílias, expresso o mais profundo sentimento de pesar neste momento de profunda tristeza. Ressalto que tomamos ações emergenciais e tão logo a situação na instituição foi identificada. Nós, e toda a equipe da Santa Casa, continuamos trabalhando incansavelmente para preservar vidas”, declarou.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial. Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.