Agentes de Saúde fazem captura noturna de escorpiões em cemitério

Equipes da Zoonoses contaram com a cooperação de agentes da Vigilância Sanitária para a realização do serviço

Os agentes do departamento de Vigilância em Saúde, por meio do Controle de Zoonoses e em parceria com a Vigilância Sanitária, realizaram captura noturna de escorpiões no cemitério da Saudade na noite da última quarta-feira (3). A captura é uma ação de rotina dos agentes, que buscam preservar a qualidade de vida dos moradores de Tupã e evitar que acidentes ocorram nas proximidades destes locais.

Durante a captura noturna, a Secretaria Municipal de Saúde mobilizou 10 agentes dos dois setores, que se dividiram em duplas para vistoriar maior parte possível do cemitério.

O chefe do Setor de Controle de Zoonoses, Robison Luis Pereira, explicou que a ação de captura é mais eficaz durante o período noturno, pois os agentes contam com o auxílio de lanternas de luz negra, que durante a noite denunciam facilmente a presença do animal.

“Durante toda a captura é essencial que o trabalho seja realizado em dupla, pois o cuidado é redobrado. Para que os agentes fiquem seguros, também utilizamos a todo o momento luvas grossas, pinças e botas de cano longo”, disse o chefe de setor.

Robison ainda ressaltou que os agentes retornarão ao cemitério para finalizar a vistoria, já que os agentes não conseguiram percorrer toda a extensão do local. “O trabalho de captura preciso ser minucioso, para que os agentes consigam capturar o máximo de animais. Por isso, em espaços grandes como o do cemitério da Saudade, não é possível vistoriarmos em apenas uma noite”, explicou.

A diretora de departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha, ainda informou que as equipes percorrem outros espaços da cidade vistoriando e fazendo a captura destes animais.

“Mesmo com os serviços de rotina dos agentes de Saúde, pedimos a colaboração de todo os munícipes, que podem evitar a proliferação destes animais com gestos simples dentro de casa, como manter quintais e outros espaços da residência limpos e livres de entulhos e sujeiras que possam abrigar os escorpiões”, alertou.

O secretário municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, ainda ressaltou que os munícipes podem ajudar o setor com os serviços, informando a presença destes animais, caso os encontre. “Reforço que é de extrema importância que todos tenham muito cuidado ao encontrar estes animais em casa. Não é recomendado que haja a captura deles, pois é necessário equipamentos adequados para que não haja acidentes. Além disso, em caso de acidentes, alertamos que os atendimentos são exclusivamente no Hospital Santa Casa de Misericórdia, e os munícipes não devem procurar outras Unidades”, informou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.