Pesquisar
Close this search box.

Mulher foi picada por escorpião na cidade de Tupã

Fato aconteceu no dia 11 de janeiro, informação foi divulgada nesta quinta-feira (21)

O Departamento de Vigilância em Saúde, por meio do Controle de Zoonoses, visitou as instalações da Cooperativa de Reciclagem de Tupã (COORETUP) para vistoria e para orientação a respeitos das formas de prevenção de acidentes por escorpião.

Conforme a diretora de Departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha, a equipe que atua no combate ao escorpião antecipou a visita ao barracão da reciclagem após uma das cooperadas sofrer um acidente.

Uma mulher de 44 anos foi picada no dia 11 de janeiro, ela foi encaminhada para a Santa Casa, que é a unidade de referência para esses atendimentos, e está se recuperando bem. Antecipamos a visita da Zoonoses para evitar que mais acidentes ocorram”, explicou.

A ação de orientação e a de vistoria do barracão foram adiadas por causa da reclassificação da região de Marília pelo Plano São Paulo. Mesmo na Fase Vermelha da pandemia, uma palestra foi realizada na manhã desta quarta-feira (20) para os cooperados.

Joice Marcela, agente de Controle de Zoonoses conversou com os catadores sobre a importância do cuidado e da atenção ao manusear os materiais reunidos no local. “Essa é uma área de risco por haver dispersão passiva, ou seja, os escorpiões podem vir para cá nas caixas de papelão coletadas na cidade, por exemplo”, informou.

Além disso, a sede da COORETUP situa-se próxima à zona rural e do aterro sanitário, tornando-se um ambiente propício ao aparecimento dos animais. Os cooperados relatam ser comum aparecerem escorpiões, e que outros acidentes ocorreram, mas que nem sempre são notificados para a Secretaria de Saúde.

O chefe de Setor de Controle de Zoonoses, Robison Luis, declarou que há muitos idosos entre os cooperados, por isso, o foco da orientação foi a importância de usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) na rotina de trabalho.

“As luvas e botas ajudam a reduzir acidentes por picada. Pedimos que eles repassem as informações recebidas para os familiares deles, para que cada vez mais pessoas estejam seguras”, comentou.

Uma ação de captura de escorpiões será agendada para os próximos dias. Os agentes realizam busca ativa durante a noite, pois esses animais tem hábitos noturnos.

*imagem de capa ilustrativa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.