Pesquisar
Close this search box.

Prefeito Caio Aoqui e vereadores de Tupã tomam posse

Evento será transmitido pelo Tupãense Notícias a partir das 8h30 no Facebook e Instagram

Caio Aoqui (PSD) toma posse nesta sexta (1º) como prefeito de Tupã (SP). Além dele, 15 vereadores assumem o cargo; eles foram eleitos em 15 de novembro. Suplentes podem substituir os vereadores que deixarem o cargo para ocupar uma outra função

O novo prefeito de Tupã, Caio Aoqui (PSD), toma posse nesta sexta-feira (1º). Além dele, 15 vereadores assumem o cargo na Câmara Municipal para a legislatura 2021-2024.

O prefeito Caio Kanji Pardo Aoqui tem 29 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de prefeito e tem superior completo. Já o vice Renan Pontelli (Renan Victor Pontelli), do PSDB, tem 37 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de empresário e também tem superior completo.

Prefeito Caio Aoqui e Vice Renan Pontelli

O prefeito e os vereadores do município foram eleitos em novembro do ano passado. A maior bancada da Câmara será do PSD, com 6 vereadores.

Cabe ao prefeito decidir onde aplicar os recursos repassados ao município pelo Estado ou pelo governo federal e como administrar o que é arrecadado de impostos, como IPTU e ISS. Ele também é responsável pelas políticas de áreas como educação, saúde, moradia, transporte público e saneamento básico. Para isso, conta com secretários que são nomeados. O prefeito também precisa trabalhar junto com os vereadores, que representam os cidadãos no Legislativo municipal.

Os vereadores são responsáveis por elaborar e propor leis. Os vereadores podem decidir, por exemplo, sobre a criação de políticas públicas. E têm a obrigação de fiscalizar o uso do dinheiro pelo Executivo e analisar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece as despesas do ano seguinte do município.

Há a possibilidade de vereadores deixarem os cargos para assumir funções na prefeitura. Quando isso acontece, o cargo é assumido por um suplente.

Os vereadores de Tupã vão representar 65.570 habitantes. A cidade paulista tem um PIB de R$ 1.760.412.728,00 e um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,771, segundo a última medição do IBGE, que é de 2010.

O IDH vai de 0 a 1 – quanto maior, mais desenvolvida a cidade – e tem como base indicadores de saúde, educação e renda. A média no Brasil é de 0,765, segundo dados de 2019 divulgados em 15 de dezembro de 2020 pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD).

Veja quem são os vereadores eleitos

  • Brito da Saúde, do PV, tem 48 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de administrador e tem superior completo.
  • Pastor Eliezer, do PSDB, tem 50 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de vereador e tem ensino médio completo.
  • Paulo Henrique, do PSDB, tem 36 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de administrador e tem superior completo.
  • Eduardo Shigueru, do PSD, tem 48 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de empresário e tem ensino médio completo.
  • Israel Tutu, do PSD, tem 30 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de empresário e tem ensino médio completo.
  • Ninha Fresneda, do PSD, tem 62 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de empresário e tem ensino médio completo.
  • Marcos Gasparetto, do PSD, tem 39 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de empresário e tem superior completo.
  • Paulo da Farmacia, do PSD, tem 53 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de empresário e tem superior completo.
  • Lucas Hatano, do PSD, tem 28 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de empresário e tem superior completo.
  • Claudinha do Povo, do PP, tem 43 anos, é divorciada, declara ao TSE a ocupação de servidora público municipal e tem ensino médio incompleto.
  • Ribeirão, do PP, tem 63 anos, é divorciado, declara ao TSE a ocupação de empresário e tem superior completo.
  • Du do Serv Festa, do Podemos, tem 41 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de comerciante e tem ensino médio completo.
  • Renatinho da Garagem, do PL, tem 36 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de comerciante e tem ensino médio completo.
  • Alexandre Scombatti, do PL, tem 51 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de servidor público municipal e tem superior completo.
  • Professora Cris Vicente, do PC do B, tem 45 anos, é casada, declara ao TSE a ocupação de professora de ensino médio e tem superior completo.

Veja o número de vereadores por partido

PSD: 6
PL: 2
PP: 2
PSDB: 2
PC do B: 1
Podemos: 1
PV: 1

Fonte: G1

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.