Pesquisar
Close this search box.

Secretarias de Cultura e Turismo divulgam balanço de 2020

As Secretarias Municipais de Cultura e de Turismo divulgaram o balanço referente às atividades realizadas durante o ano de 2020. Apesar da pandemia do coronavírus e a necessidade de interromper as atividades turísticas e culturais, as Pastas registaram vários feitos durante o ano.

Nos primeiros meses de 2020, antes do início das recomendações de isolamento social, a Prefeitura realizou uma das maiores festas de carnaval de todos os tempos, o “Tupã Folia 2020”. Durante as 4 noites e 2 matinês, foram registradas mais de 41 mil entradas no circuito carnavalesco.

Além disso, a Prefeitura registrou grande retorno econômico para a cidade onde, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a cada 1 real investido, 5 reais retornaram para a economia local.

Já em meio à pandemia do coronavírus, as Pastas se reorganizaram para continuar contribuindo para o desenvolvimento da cidade e benefício da população. A Administração, ao perceber as dificuldades de todos durante o isolamento social, deu início às ações para amparar os artistas da cidade, por meio da Secretaria de Cultura.

Inicialmente foi disponibilizado um cadastramento e mapeamento de artistas no site oficial da Prefeitura, para que futuramente a Pasta pudesse traçar futuros projetos para o setor. Neste, 322 inscrições foram feitas, entre artistas e produtores culturais.

Posteriormente, em parceria com a Câmara, a Prefeitura abriu edital para seleção de atividades culturais que possam ser oferecidas on-line. Para este, foram apresentadas cerca de 250 propostas, sendo 152 aprovadas.

Além disso, também foi estabelecido, pela Lei Federal nº 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc, o pagamento de auxílio emergencial a artistas, produtores, técnicos e espaços culturais como forma de amparar um dos setores mais afetados pela pandemia do coronavírus. Neste, 128 propostas foram apresentadas, contemplando 107 pessoas, entre ganhadores e suplentes.

“Imediatamente nos organizamos para disponibilizar todos os editais para cadastro. De maneira organizada e segura, também oferecemos servidores da Pasta para auxiliar os artistas que encontravam dificuldades no acesso à internet, para que ninguém ficasse de fora destas oportunidades”, explicou o titular da Pasta, Duda Gimenez.

Uma das maiores conquistas da Cultura e Turismo também foi a entrega da obra do Tetro Municipal, que homenageia um dos maiores incentivadores da cultura na cidade, “José Antônio Parra Gomes”. O novo espaço possui capacidade para 170 pessoas, sendo um ambiente adequado para receber diversas peças locais e regionais após a pandemia.

“Esta foi uma das maiores conquistas da Cultura. Depois de 10 anos com a obra do teatro paralisada, finalmente pudemos contar com uma gestão de eficiência para finalizar a obra e fomentar ainda mais a cultura em nossa cidade”, disse o Secretário.

Vale ressaltar que, com a privação da realização de eventos, os servidores das Pastas de Turismo e Cultura foram reposicionados para auxiliar a Prefeitura no combate ao coronavírus. Os servidores foram capacitados pelo setor da Vigilância Sanitária para fiscalizarem o comércio local e organizar os atendimentos na Caixa Econômica Federal.

Agora no final do ano, as equipes das Secretarias também se mobilizaram para ajudar a Prefeitura finalizar o ano com chave de ouro. Mesmo com a ausência de festas e apresentações natalinas por conta da pandemia, as Praças Centrais dos distritos de Parnaso, Varpa e Universo, e a Praça da Bandeira foram decoradas com luzes de Natal. Para a alegria das crianças, o Papai Noel também foi posicionado em frente ao Paço Municipal, para que de todos pudessem tirar fotos forma ordenada e segura.

“Foi um ano atípico para todos os setores, mas com o esforço dos funcionários, as secretarias de Cultura e Turismo conseguiram dar seguimento às atividades e dar todo o suporte possível aos munícipes. Mesmo pertencendo aos setores mais prejudicados pela pandemia, os resultados das ações da Pasta foram excelentes e, assim que tudo passar, as Secretarias farão um trabalho ainda melhor”, agradeceu o prefeito Caio Aoqui.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.