Pesquisar
Close this search box.

Período de chuvas está chegando e Tupã já se prepara para o combate ao Aedes Aegypti

Nebulização de larvicida biológico é aliada no combate à dengue. Equipes de Endemias percorrem diversos bairros do município com aplicador espacial

A Prefeitura vem realizando inúmeras ações no município para manter os casos positivos de dengue controlados. Além das visitas constantes casa a casa, nesta semana as equipes do Departamento de Entomologia e Endemias estão realizando nebulização do larvicida biológico Cepas do Bacillus thuringiensis israelensis (Bti).

O produto, adquirido pelo Poder Público no final do ano passado, vem apresentando grande eficácia e ajudando a trazer resultados positivos para a Administração. Em balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, até o mês de novembro foram eliminados 142 focos com larvas durante as inúmeras ações realizadas pelo setor responsável.

Ainda de acordo com informações da Pasta, o produto apresenta altos índices de eliminação de larvas e, com a utilização do equipamento de aplicação espacial do larvicida, que possui alcance de 30 metros, é ainda mais provável que os serviços de combate à dengue sejam cada vez mais eficientes.

De acordo com diretor do Departamento de Endemias e Entomologias, Marco Antônio de Barros, é essencial a continuidade das ações de combate a esta doença, principalmente com a proximidade dos períodos mais chuvosos.

“A Administração adota inúmeras ações cotidianas para não deixar que o cenário da dengue se complique novamente no município. Lembramos que as ações da população também são extremamente eficientes e nos auxiliam. Por isso, pedimos a atenção de todos, principalmente nestes tempos chuvosos, pois os números de casos da doença podem aumentar com descuidos dentro de casa, que facilitam o acúmulo de água”, disse.

Barros ainda acrescentou que as equipes iniciarão as ações na zona leste da cidade, começando pelas vilas Marajoara e Formosa e parte do Parque Bela Vista. Após isso, as equipes se concentrarão no Parque Ibirapuera com a aplicação do larvicida.

Já o secretário municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, disse que assim que assumiu a Pasta, notou a determinação das equipes do setor de Endemias e Entomologias e, por isso, teve certeza de que todo o trabalho já realizado e que vem sendo desempenhado por toda a cidade só poderia trazer bons resultados para a saúde da população.

“Temos como comprovar que as ações do Departamento estão sendo eficientes, é só notarmos a queda no número de casos. De janeiro a novembro do ano passado foram registrados 6.287 casos, sendo que os meses de maio e abril registraram os maiores números. Já neste ano, após o árduo trabalho da nova Administração, os casos diminuíram muito, sendo registrados de janeiro a novembro 647 casos da doença”, enfatizou.

O prefeito Caio Aoqui enfatizou a importância dos trabalhos das equipes do setor e ressaltou o pedido de colaboração por parte da população.

“Observamos os avanços no combate à doença durante todos os meses do ano. Assim é possível observarmos que estamos no caminho certo, e por isso gostaria de parabenizar toda a equipe que tem trabalhado incansavelmente para preservar a saúde da população”, parabenizou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.