Meio Ambiente iniciou inventário para mensurar área verde de Tupã

Levantamento possibilita criação de plano para ampliar arborização nos bairros

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente iniciou o levantamento da quantidade de árvores plantadas na zona urbana de Tupã, assim como de identificação de áreas ou endereços que necessitam de plantio.

De acordo com o engenheiro ambiental, Guilherme Eduardo Destro, o levantamento será feito em áreas públicas, praças, vias, canteiros centrais, terrenos públicos ou privados que estejam localizados no perímetro urbano.

Até quarta-feira (25), o monitoramento passou pela Vila Marajoara e pela Zona Leste.

“São avaliadas as condições fitossanitárias e urbanísticas, bem como são avaliadas as características físicas das árvores”, explicou Guilherme.

Esse levantamento é chamado de Inventário Arbóreo, e atende as exigências da Lei Municipal nº 4.638/2013 e o Plano Diretor da Estância Turística de Tupã.

A Lei prevê que a arborização urbana visa a melhoria da qualidade paisagística e ambiental, e tem por objetivo recuperar aspectos naturais e atenuar os impactos decorrentes da urbanização.

O plantio ou reposição de árvores atende o artigo 99 do Plano Diretor, e a Secretaria do Meio Ambiente deve elaborar projetos para os loteamentos públicos que definam a arborização urbana da região de forma adequada.

“A partir do Inventário Arbóreo pode-se elaborar propostas para melhorar e também acompanhar a arborização no bairro”, afirmou Guilherme.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Rodrigues – Zé Vinagre, informa que os endereços que precisarem melhorar a arborização poderão receber mudas de árvores doadas pela própria Prefeitura de Tupã.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial. Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.