Pesquisar
Close this search box.

Meio Ambiente iniciou inventário para mensurar área verde de Tupã

Levantamento possibilita criação de plano para ampliar arborização nos bairros

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente iniciou o levantamento da quantidade de árvores plantadas na zona urbana de Tupã, assim como de identificação de áreas ou endereços que necessitam de plantio.

De acordo com o engenheiro ambiental, Guilherme Eduardo Destro, o levantamento será feito em áreas públicas, praças, vias, canteiros centrais, terrenos públicos ou privados que estejam localizados no perímetro urbano.

Até quarta-feira (25), o monitoramento passou pela Vila Marajoara e pela Zona Leste.

“São avaliadas as condições fitossanitárias e urbanísticas, bem como são avaliadas as características físicas das árvores”, explicou Guilherme.

Esse levantamento é chamado de Inventário Arbóreo, e atende as exigências da Lei Municipal nº 4.638/2013 e o Plano Diretor da Estância Turística de Tupã.

A Lei prevê que a arborização urbana visa a melhoria da qualidade paisagística e ambiental, e tem por objetivo recuperar aspectos naturais e atenuar os impactos decorrentes da urbanização.

O plantio ou reposição de árvores atende o artigo 99 do Plano Diretor, e a Secretaria do Meio Ambiente deve elaborar projetos para os loteamentos públicos que definam a arborização urbana da região de forma adequada.

“A partir do Inventário Arbóreo pode-se elaborar propostas para melhorar e também acompanhar a arborização no bairro”, afirmou Guilherme.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Rodrigues – Zé Vinagre, informa que os endereços que precisarem melhorar a arborização poderão receber mudas de árvores doadas pela própria Prefeitura de Tupã.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.