Homenagem a Luiz Alberto Barreiros

Lamentamos comunicar o falecimento do companheiro LUIZ ALBERTO BARREIROS, presidente do Sindicato dos Bancários de Tupã-SP, no dia 20 de outubro de 2020.

BARREIROS, que também era Diretor da UGT São Paulo, da Federação dos Bancários de SP/MS e da CONTEC, vinha em tratamento há alguns anos, tendo, neste período, se submetido a duas cirurgias.

Nossas condolências aos familiares e amigos.

Os bancários e o movimento sindical perdem um grande batalhador.

UM LÍDER DESTEMIDO, LEAL E PRESTATIVO

A todos os seres humanos são atribuídas missões e alguns abraçam este desígnio e fazem dele razão de viver. O nosso saudoso companheiro Luiz Alberto Barreiros era uma destas pessoas.

Desde muito cedo compreendeu que era necessário doar parte de seu tempo – e de sua vida – à comunidade e, por isto, esteve envolvido em inúmeras realizações, das quais, aleatoriamente, destacamos: foi líder estudantil no grêmio escolar; foi um dos fundadores e presidiu o PX Clube de Tupã; ajudou a organizar carnavais históricos, tendo sido presidente da comissão carnavalesca, na época em que esta festa era um esplendor e marco turístico-cultural de Tupã.

Batalhador por excelência, irrequieto, às vezes polêmico como é da natureza da inquietude, compreendeu o poder de transformação que a política tem. Militante participativo, esteve à frente de inúmeros projetos que muitos frutos renderam à coletividade. Liderou partidos e ajudou a moldar o cenário político de Tupã.

Além das atribuições profissionais, que cumpria com maestria no Banco do Brasil, percebeu, também, o poder que têm os trabalhadores quando eles se unem em prol de uma causa. Passou a concentrar a força e a disposição de seu trabalho a estas questões que ecoaram nacionalmente. Através de sua militância, ajudou a garantir conquistas e a valorizar os bancários de todo o país.

Era homem de ideais, mas também e, sobretudo, de ação. Tão vibrante que, logo, sua região, no interior paulista, se tornou pequena. A postura combativa o levou a integrar a direção da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (Contec) e da União Geral dos Trabalhadores de São Paulo (UGT-SP), uma das maiores e mais importantes centrais sindicais do estado.

Mesmo doente, não abriu mão da luta: na presidência do Sindicato dos Bancários de Tupã, era presença constante e marcante em eventos nacionais e internacionais. Liderou campanhas, que, com sua repercussão, garantiram grandes conquistas à categoria.

Aos amigos, fica a lembrança do líder vibrante, leal, destemido e prestativo, sempre propenso a enfrentar qualquer questão, por mais difícil ou complicada que fosse.

Àqueles que tiveram a honra de militar ao seu lado, ficam as recordações da tenacidade e do espírito combativo, que nunca se conformou com a injustiça e, sempre, esteve pronto para combatê-la.

Ao longo de sua vida, constituiu família, fez amizades e se entregou, sem medo, à defesa daqueles que, sozinhos, não tinham condições de lutar. Esta dedicação destemida é um de seus legados que ultrapassa o homem e permanece vivo eternamente nas nossas memórias.

A alguns seres humanos são atribuídas grandes missões: Barreiros cumpriu a sua.

Descanse em paz!

Vereador Amauri Mortágua
Presidente da UGT São Paulo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.