Pesquisar
Close this search box.

Saúde aumenta busca ativa por sintomáticos respiratórios

Para diagnóstico precoce de tuberculose

Com o objetivo de identificar a tuberculose nos estágios iniciais e garantir o tratamento da doença, evitando possíveis complicações; a Vigilância Epidemiológica juntamente com a equipe de Atenção Primária da Unidade Básica de Saúde Dr. Walter Pimentel, ampliaram as ações de busca ativa de sintomáticos respiratórios.

A equipe percorreu alguns pontos da cidade, passando orientações sobre a doença, mecanismo de transmissão e sintomas; e foram realizados exames no local, para aqueles que possuíam os sintomas.

O público-alvo da busca são pessoas que se queixam de tosse por 3 semanas ou mais; e mediante apresentação destes sintomas, já colher o exame de baciloscopia de escarro – BK, para diagnóstico rápido.

A campanha normalmente ocorre em março e setembro, porém o munícipe que tiver queixa de tosse, emagrecimento e febre, deve procurar uma unidade de saúde para realizar avaliação e exame de BK em qualquer período do ano.

Ao todo, já foram abordadas mais de 50 pessoas; destas, 18 eram sintomáticas respiratórias (tinham tosse por mais de 3 semanas).

Dos sintomáticos, 15 colheram exame no momento da identificação e as amostras já foram encaminhadas para o Laboratório Municipal, 3 não conseguiram colher e farão consultas para avaliação.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.