Pesquisar
Close this search box.

Faculdades FACCAT – Oficina Sobre Normalização de Trabalho de Conclusão de Curso

As Faculdades FACCAT sabe que o Trabalho de Conclusão de Curso exige dedicação e esforço do aluno, e identificou a necessidade de uma abordagem especial voltada para aqueles que estão iniciando a caminhada na elaboração desses trabalhos.

Pensando nisso, a FACCAT oferece de forma exclusiva para os seus acadêmicos uma Oficina Sobre Normalização de Trabalho de Conclusão de Curso.

A oficina será on-line, com transmissão pelo Google Meet, e acontece no próximo sábado, dia 19/09 das 9h às 12h. As orientações sobre a realização do T.C.C. serão ministradas pela Professora Dra. Franciele Ruiz Pasquim e alunos de todos os termos podem participar.

Interessado? Clique na imagem abaixo

Dicas

Treine as regras de formatação

É comum tentar fugir das regras de padronização da ABNT, porém, ela está entre as obrigações do TCC.

Em alguns casos os estudantes não enxergam utilidade nesta norma, mas as recomendações da ABNT são importantes nos trabalhos, pois trazem uma uniformidade, ou seja, um padrão que é facilmente compreendido pelos leitores.

Sabemos que estas normas especificam como deve ser toda a formatação dos textos, as margens, imagens, citações e etc. Então como já dizia o ditado “Se você não pode vencer o seu inimigo, junte-se a ele”, ou seja, pratique o máximo que puder e assim estará familiarizado e não será um problema.

Pratique sua oratória

Além de todo o conteúdo escrito é preciso se preparar também para a apresentação, que será o momento de defender suas ideias.

A oratória, como qualquer outra coisa precisa, de treino e prática, pois envolve vários aspectos físicos e psicológicos. Superar o medo de encarar uma plateia não será um problema resolvido do dia para a noite. Existem alguns pontos que você pode treinar para melhorar sua oratória, entre eles:

  • Dicção: em casa ou com amigos comece a exercitar a pronúncia clara e o ritmo das suas palavras. Uma outra dica simples é ler qualquer tipo de texto em voz alta, com diferentes ritmos e entonações. 
  • Pausas: antes de qualquer apresentação, tenha em mente a importância das pausas no conteúdo, ela pode ser utilizada como forma de estratégia. Então ao treinar dicção introduza também as pausas, assim você terá sempre um raciocínio do que precisar falar, ou do próximo assunto. 
  • Gestos e posicionamento: falar em público não se resume apenas ao uso das palavras, já que em uma apresentação transmitimos mensagens o tempo todo por meio do corpo e dos gestos. Pensando nisso você pode utilizar um espelho para treinar e começar a manter uma postura mais alinhada e a naturalidade dos gestos.

Controle a ansiedade

A ansiedade é uma reação natural que surge diante de um evento futuro, problema no trabalho, antes de uma apresentação e etc. Isto está relacionada à preocupação, que nada mais é do que um aspecto do medo, como por exemplo o medo das coisas não saírem como o planejado ou como gostaríamos.

Algumas vezes, no entanto, ocorre uma reação exagerada por um perigo que não é real. Nesses casos, é preciso tentar relaxar. Você pode tentar algumas técnicas como:

  • Confiar mais em si mesmo;
  • Dedicar um tempo para se cuidar;
  • Evitar pensamentos negativos;
  • Manter o foco de atenção no presente.

Dicas: CATHO.COM.BR

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.