Pesquisar
Close this search box.

99,5% dos testes realizados em comerciários dão negativo para Covid-19 em Tupã

Dos 209 exames, 208 foram negativados; trabalhador positivado já está sendo monitorado.

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou no final desta sexta-feira (31) que quase todos os trabalhadores do comércio que passaram pelos testes para detecção de Covid-19, realizados no dia 30, no Clube dos Comerciários, apresentaram resultado negativo. Foram 209 testados, dos quais 208 foram descartados, o que representa 99,5% do total.

“A única pessoa que testou positivo para o coronavírus foi imediatamente contatada pela equipe da Secretaria de Saúde, e, mesmo não tendo apresentado sintomas, está sendo devidamente monitorada e submetida a exames complementares, com todos os cuidados e providências recomendadas pelo protocolo internacional”, detalhou o presidente do Sincomerciários Tupã, Amauri Mortágua.

O líder sindical destacou a maneira empenhada como os comerciários vêm se comportando diante da situação de pandemia. Ele lembrou que em Tupã o comércio está funcionando desde maio e que alguns setores, como o de supermercados e farmácias, estão trabalhando ininterruptamente.

 Apesar dos exames realizados envolverem número reduzido de trabalhadores em relação ao universo da categoria profissional na cidade, a amostragem demonstra ser praticamente nulo o índice de contágio entre os comerciários. “O número de testados é muito pequeno mas significativo, quando se observa que são comerciários de setores com muita movimentação de consumidores e contato permanente com a população, principalmente supermercados e mercados”.

Amauri lembrou que, mesmo com o cenário positivo, é preciso manter todos os cuidados para evitar que o vírus se espalhe. “Os resultados mostraram que as providências adotadas até o momento vêm surtindo efeito de enfrentamento ao coronavírus, e que é fundamental  continuarmos atentos e seguindo todas as recomendações das autoridades sanitárias para que este quadro não se agrave”, conclamou.

Na impossibilidade de se realizar em todos os comerciários ou mesmo amostragem nos diversos setores do comércio, os testes foram realizados por amostragem nos setores considerados essenciais, como supermercados e farmácias. Para passar pelo exame, foram  selecionados alguns funcionários da maioria das  empresas do setor que, no desempenho de suas funções, têm maior contato com o público. 

Amauri afirmou ainda que “a amostragem foi realizada de forma aleatória, sem critério científico de abordagem estatística, e também sem contemplar a totalidade de pessoas que atuam sob o critério definido, razão pela qual o Sincomerciários continua pleiteando a ampliação do campo de análise, pretendendo repetir a parceria com a Prefeitura e, na medida do possível, realizar mais exames”.

“Agradecemos ao prefeito Caio por ter se sensibilizado e destinado alguns testes para nossa categoria. Continuamos pleiteando mais testes para comerciários e, temos convicção que, se houver possibilidade, o prefeito nos atenderá, como já fez neste primeiro lote”, concluiu Amauri.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.